sexta-feira, 30 de julho de 2010

Acidente Vascular Cerebral: um pesadelo na vida

Hoje acordei assustada com o sonho, mais para pesadelo, que tive de madrugada; nele eu tinha um Acidente Vascular Cerebral. Tudo era tão nítido, forte e intenso.  Ao levantar decidi buscar o maior número de informações sobre esse tipo de ocorrência. Está interessado nelas? Então, continue a leitura. A ilustração e os links alinharão informes providenciais.

Sai prá lá, pesadelo!! - Com histórico familiar de hipertensão e a balança acusando excesso de peso juntei a tampa e a panela e já marquei uma consulta médica. Sonho é sonho, mas a vida de surpresas não é brincadeira.

Conheça mais sobre o AVC e clique no link indicado; a ilustração é dele




















Compartilhe  - Você conhece ou já foi vítima de um AVC? Que tal relatar aqui tudo o que você sabe sobre esse mal súbito? Conversar sobre o tema e compartilhar informes e providências amplia os níveis de prevenção, concorda comigo?

Franco combate Vou sair para a caminhada habitual; quero fotografar essa incidência do Sol na paisagem aqui do bairro Mercês, além, é claro, de exercitar o corpinho, hoje premido pelo fantasma desse pesadelo que assedia a vida de todos - e, não importa que sejamos jovens, quarentões, cinquentões ou idosos precavidos.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. Um dia fui à casa de minha tia (setenta anos)e ela estava com a boca ligeiramente torta.
    Arrastei-a pro hospital, meio na marra, sem discussão, sem dar bola pro que ela pensava a respeito. Felizmente, o AVC tinha sido muito pequeno e uma prolongada e nem tão intensa fisioterapia botou tudo no lugar de novo. Danos causados por pequenos AVC's, aprendi, o médico explicou e vi na prática, podem ser, quase sempre são, reversíveis. Mas melhor não tê-los, nunca, claro!

    Mas a boca ficou torta por um bom tempo. Constrangida com o novo visual, ela acabou se recolhendo das pessoas por uns bons meses.

    Pior ainda, mais perigoso, penso, é quando há histórico familiar com tendências à formação de trombos (nem pesquisei a grafia). Aí, os cuidados devem ser redobrados.

    Mas cuidados que não aniquilam, não tiram nosso prazer de viver. Ao contrário, nos trazem uma nova vida. Aprendemos a ter dias ainda melhores, mais felizes de ainda estarmos por aqui, gozando saúde pelos poros e pelas artérias. A consciência da finitude pode ser a mola que nos impulsiona rumo ao nosso próprio e insondável infinito.

    Caminhadas ajudam. Cidades como Curitiba, entretanto, nem sempre favorecem isso em determinadas épocas. Nesse caso, uma bicicleta em casa pode fazer a diferença. Tudo, claro, sempre com um apurado levantamento prévio das condições físicas e dos riscos envolvidos.

    Muitas vezes, um regime alimentar acaba sendo necessário. Depois dos trinta, não damos conta mais de queimar tudo que ingerimos só com o metabolismo e as atividades rotineiras. E essa, reconheço, pode ser a parte mais difícil, porque permantente. Verdadeira, dura e às vezes necessária reeducação (alimentar).

    Eu não sou místico, mas acho que os avisos nos chegam, quando merecemos. Sem dúvida, pode ser apenas um sonho, ou seu anjo tentanto mostrar que há necessidade de cautela, que algum problema poderia acontecer lá na frente. Problema que, aviso dado e cuidados tomados, nunca chegará.

    Ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. É Doralice,deveriamos ser precavidos.Ainda bem que não guardei o tempo passado,mais nun fevereiro desses,não mais que 05 anos,falando com uma amiga pelo celular,tive uma dor de cabeça.Dor como se me puxassem um fio de dentro do corpo pela cabeça,minha reação foi ir buscando deitar,e a dor ,o coração acelerado,frio intenso,e o"fio"sendo puxado aos poucos.Imediatamente minha filha me levou ao Hospital.O taxista prontamente foi entrando comigo me contorcendo em dores de cabeça,e nen ligou pra recepcionista,foi comigo ate a porta do primeiro consultório que havia um médico e pediu,em tom de autoridade de me atendessem.A pressão estava 19 X 16,fui colocada no soro com uma medicação pra baixar a pressão e parar a dor de cabeça.Demorou a passar e tomo remedio para comtrolar a pressão.Disse o médico do atendimento que fui socorrida rapidamente,deveria ter mais cuidados comigo.Mais é isso.Não tem idade,sexo.É mesmo precaver.Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Em 08/01/1993 eu fui o alvo de um AVC e sendo o tema de hoje, volvi meu pensamento para aquele dia, que recordo como se fosse hoje, por acaso, também numa sexta feira.
    Eu já pertencia ao clube dos hipertensos e, até então, não levava na seriedade os malefícios que poderiam advir pelo descaso com que tratava a doença.
    A hipertensão é chamada de doença traiçoeira e silenciosa, em virtude de - na maioria dos casos - ser assintomática e quase sempre a pessoa só vai saber que entrou no clube quando é vítima de alguma doença e é obrigado a efetuar exames médicos.
    Passados todos esses anos, desde 1993, lembro que tive que refazer todos os meus hábitos alimentares, como eliminação do sal nas comidas, restrição a frituras, comidas dos "fast food", alimentos gordurosos e redução significativa dos doces e tudo que contem açucar, pois a hipertensão tem um irmão danoso..... o diabetes.
    Hipertenso que não se cuida pode tornar-se diabético com a maior facilidade. Outro parente dos hipertensos vem dos problemas renais e já vi muita literatura onde especialistas afirmam que o doente dos rins acaba, involuntariamente, adquirindo a hipertensão.
    A abordagem seria longa, mas meu testemunho e aconselhamento a quem se interessar é de que TODAS AS PESSOAS façam exames médicos frequentes, de seis em seis meses, por exemplo, e se seguirem as orientações médicas e aprenderem a conviver com a doença, a vida vai ser vivida com tranquilidade.
    O AVC sempre deixa sequelas, muitas delas irreversíveis e, por isso, viver de forma saudável só faz bem.
    Eu, graças a Deus, não fiquei com qualquer sequela e sou um privilegiado. Devo ter algum crédito com o Homem lá de cima.

    ResponderExcluir
  4. Os três leitores acima - Alex, Doris e Onizes -o meu sincero OBRIGADA; reunir a trinca de depoimentos assentados no convívio com o tema da postagem foi um privilégio. As sábias advertências advindas pela experiência servirão a todos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Doralice, que tema interessante!Na maioria das vezes qdo sentimos dores nos auto medicamos, sem sabermos a causa, só pensamos nos sintomas em como detê-lo, no corre corre da vida pouco sobra tempo para nós mesmos. É bom todos darmos valor a essa preciosidade que é a vida. Exames de rotina devem ser feitos.
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  6. É inegável o valor e a eficiência das medidas de prevenção; obrigada pela visita e contribuição ao tema, Ce.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails