segunda-feira, 14 de junho de 2010

A construção das justificativas

As mudanças chegam, mas nem sempre são vantajosas para todos. Quer um exemplo? Aqui no Blogspot o usuário poderá se utilizar de recursos inovadores para mudar a cara da sua página, mas agora, desde ontem à noite, não estou me encontrando com a familiaridade anterior para efetuar a troca de indicações dos blogs que leio, ali no canto direito inferior. Será que alguém que usa a plataforma idêntica está assim, também, limitado?

OS PORQUÊS - Quando ignoramos os porquês das alterações ficamos à mercê das dificuldades, o que não é bom para ninguém. Testar as implementações e conferir os resultados e contradições, antes do caráter oficial das mudanças, garante margem menor de erros e consequências negativas em todas as esferas da vida comum.

Já estou procurando ajuda, porque blogar é bem interessante, ainda mais no meu caso, pois gosto de ler e de escrever constantemente na rede virtual, mas o domínio das ferramentas exige o apoio de gente competente, especializada e com suporte suficiente para analisar todos os problemas. Uma questão de competência, de seriedade na solução dos problemas.


TREINE A REDAÇÃO -  Considere as questões abaixo, mas tente buscar apoio das comparações, das enumerações de motivos ou ainda das exemplificações para encaminhar claramente as suas justificativas.

Essas escolhas sempre ajudarão, quando eventualmente você necessite argumentar nas provas discursivas -  ou mesmo arregimentar valor ao  desenvolvimento das dissertações propostas frequentemente nos vestibulares.

Proposta 1 - Responda:

> Você participou do último exame do ENEM? Quais as críticas que encontrou na elaboração das questões das provas?

>  Se pudesse encaminhar sugestões aos elaboradores das questões para o próximo ENEM quais seriam as suas contribuições?

Proposta 2 -  Faça a leitura integral e o exercício da escrita com a prova da PUC-SP, aplicada ontem aos candidatos. Clique no site do Objetivo; bom trabalho!

A dica e o envio do link foi uma contribuição da Marcela, estudante e participante ativa aqui na página; candidatos aos cursos de medicina  sempre estão muito antenados com tudo. É assim que deve ser.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. As plataformas costumam ser modificadas, alegando-se motivos de segurança, maior praticidade e interatividade por parte do usuário, ou até que mudam para acompanhar a evolução da concorrência.
    Outro dia fui fazer um microblog de estudos (acho que facilita o contato entre participantes que não têm como se encontrar regularmente, cara a cara), tive que enviar número de celular para receber uma mensagem de ativação e só aí pude colocar o espaço na rede.
    Talvez tenha alguma função, porém deixou tudo muito mais lento e burocrático.

    ResponderExcluir
  2. As suas observações são procedentes, Adhemar; somente ontem à noite consegui estabelecer a troca dos links indicados ao lado. Obrigada pelo comentário centrado didaticamente na temática da postagem.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails