domingo, 13 de junho de 2010

Um olho na vida real e outro no...

O domingo curitibano, apesar das baixas temperaturas, começou ensolaradozinho, segundo o Simepar. Permitirá, talvez, um rápido passeio pelo Parque Passaúna, um dos que mais gosto aqui em Curitiba. Programar encontros com a natureza ajuda a contrastar a vida real com o teatro de quinta categoria estabelecido pelos atores na cena política, na educação, no futebol , no mundo do trabalho e, inclusive, na vida doméstica, prezado leitor. O vale tudo é sempre um péssimo exemplo. Cuidado.

Desvendar sentidos - Gosto de pensar na urgência da leitura dos fatos; tirar a capa de obscuridade que empana a realidade é função da leitura eficiente, da radiografia feita nas entrelinhas. Exige, sem qualquer dúvida, leitores bem preparados, afeitos à variação dos informes e distanciamento dos radicalismos, inclusive da linguagem. Ler é decodificar informações, mas também sentidos, objetivos e articulações feitas nos bastidores intencionais dos que escrevem ou desenham para o grande público. Meu conterrâneo JBosco  é um dos cartunistas brasileiros que não deixa passar nada em branco.

Recomendo: Alguns temas, sobretudo aos vestibulandos e participantes em concursos públicos em geral, merecem atenta leitura.

Jornais, revistas, blogs e conversas com atentos leitores ajudam bastante. Hoje sugiro que você não deixar de ler sobre:

> Biotecnologia: O conto da vacina..., no Ciência em Dia, assinado pelo Marcelo Leite e os vários tweets que abrem lins para a revista Ciência Hoje.

Política: Folha monta mais um dossiê falso,  e A mídia e a tática da demonização, no Luis Nassif Online

Boa idéia - O CALA A BOCA GALVÃO foi internacionalmente replicado com humor e criatividade, mas será que, dentro do Brasil, não poderíamos replicar a sugestão do Alessandro Martins? Eu começo com o indispensável : #calabocasarney !

Divirta-se: É uma vergonha saber do calote, mas os criadores da bela animação  Viva São João  ainda não receberam a remuneração devida pelo ótimo trabalho, mas certamente  merecem os nossos aplausos, concorda comigo, prezado leitor? Meu amigo e parceiro de livro, o Sérgio Bastos, acabou de contar, em oportuno desabafo, no Twitter.

O troca-troca de blogs - Atente, logo mais à noite, ao troca-troca de links em destaque durante a semana. Saem o Elton, a Marta, o Benett , o Nassif e o Miguel ; entram outros, igualmente interessantes. Não deixe de acompanhar e prestigiar o que escrevem.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails