terça-feira, 16 de julho de 2013

Em Curitiba? Faço bolinhos de Piracuí, hehehehe...

 
Fiz bolinhos de Piracuí para diminuir a saudade e encurtar a distância da Amazônia- Uma parauara em Curitiba, arq. pessoal 2013

Hoje? Fui à cozinha preparar o almoço. No meu prato, depois de alguns preparativos, bolinhos de Piracuí, arroz com folhas de jambu e salada de tomate com feijão boquinha preta. Ficou tudo muito saboroso, meu caro leitor; eu garanto, heheheheh... 

 
No preparo dos bolinhos de Piracuí? Farinha de peixe, ovos, batata, cheiro verde, sal, cebola e pimentão- Curitiba, arquivo pessoal 2013

As fotos foram feitas com a esforçada câmera do  celular e, na pressa natural para saborear as gostosuras, esqueci  até de fazer uma da salada, mas nada que outro arroubo de cozinheira saudosa dos ingredientes da Amazônia não possa fazer um repeteco.

No meu prato, arroz com folhas de Jambu colhidas no meu jardim e bolinhos de Piracuí- Um conjunto amazônico saboroso- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Com o maior prazer do mundo- Costumo preparar com a melhor disposição as gostosuras da minha região de origem; basta bater uma saudade e saio lépida e fagueira em direção à cozinha. Hoje? Fiz a composição acima, mas qualquer dia desses será a vez do Pato no Tucupi, pois agora tenho em casa todos os ingredientes para preparar um almoço com cara e gosto da cozinha de raiz paraense.

Abaixo, segue um glossário indispensável à leitura da postagem acima, especialmente ao leitor que não conhece a Amazônia.

> Piracui: farinha de peixe desidratada; no caso, de Acarí, peixe amazônico com carne amarelada.
> Jambu: erva que provoca um tremelique na boca e tempera a maioria dos pratos da  Amazônia paraense.
> Feijão boquinha preta: a obviedade da descrição já basta; no Pará, é conhecido como "manteiguinha".
> Pato no Tucupi: prato típico paraense que consiste em porções de pato assado mergulhadas em caldo do Tucupi,  ingrediente líquido extraído da mandioca, que depois de fervido e temperado com Jambu, forma um conjunto de sabor excepcional. 

Alguma pergunta, meu caro leitor?
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails