quarta-feira, 17 de julho de 2013

A vitória da leitura & escrita com o auxílio da fotografia

 
Sob o meu olhar e com a ajuda da câmera a cena urbana em Curitiba- arq. pessoal 2013

Ontem? Fazia uma linda e ensolarada tarde, mesmo sob o inverno curitibano. Após o almoço, eu e minha filha fomos tomar um café ali para as bandas da Rua Padre Anchieta. E na saída de casa, logo recebi a concordância para irmos ao Café do Monge; aliás, você já esteve lá, meu caro leitor? Recomendo sempre aos meus queridos conhecidos. Pois bem, enquanto esperávamos as gostosuras solicitadas ao gentil garçom, decidi fazer várias fotos do que passava sob o meu olhar. Em questão de cinco minutos, recolhi cenas urbanas cheias de expressão. Vamos tirar a prova? No destaques que ora compartilho, quantas informações você consegue depreender, meu caro leitor?
 
Na canaleta, o ônibus expresso é um ícone curitibano-  Bigorrilho, arquivo pessoal 2013

Método infalível - Quando eu encontro crianças e vestibulandos com dificuldade para interpretar textos mais longos, costumo apelar à fotografia para exercitar o senso de observação e tradução do que o estudante consegue identificar. A prática costuma resultar em agradável vitória da leitura e da escrita; eu garanto.
 
A calçada na Rua Padre Anchieta é uma passarela e o desfile humano é infinito- Curitiba, arquivo pessoal 2013

Quando o meu Latte Alpino chegou eu estava entregue à estimulante tarefa de registrar a cena no mesmo contexto, mas com personagens diferentes. Ao chegar em casa? Senti incontida vontade de reler o Conto de Natal, de Paul Auster, assim como  rever o Cortina de Fumaça, excelente filme baseado na instigante narrativa.
  
Pelo vestuário dá para perceber que fazia frio, embora com a tarde curitibana ensolarada- Bigorrilho, arquivo pessoal 2013

Com a ajuda da câmera do celular (no modo silencioso) consigo trazer ao Na Mira do Leitor um pouco do cotidiano que está sob o meu olhar. Na prática docente, a vida, sob a ótica de um atento observador é o melhor combustível à redação exemplar -  e a fotografia ajuda bastante na descontração com a escrita descritiva. Fica a minha contribuição à tarefa educacional centrada na redação.
 
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Profa. Doralice, adorei seu relato da tarde curitibana! Estive várias vezes naquele café, quando trabalhava ali perto. Há 2 anos e 5 meses deixei de morar nesta cidade memorável, e este seu texto me trouxe lembranças maravilhosas! Muito obrigada por registrar mais uma vez o cotidiano de forma tão poética.(ex-aluna Marlucia/DF)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alegre, muito alegre eu fiquei com a sua visita, Marlucia; apareça aqui sempre que puder, querida. Ir ao Monge, assim como aos demais cafés do bairro, é um prazer do qual é difícil abrir mão, hehehehe...

      Espero que esteja feliz, integrada na filial de Brasília e com a vida bem próspera; aguardarei notícias mais detalhadas via e-mail. Receba aí um abraço, ó \Ô/

      Excluir

Related Posts with Thumbnails