sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aceite as minhas desculpas, prefeito Gustavo Fruet!


A quem pedir para abrir o portão da bela Casa Gomm? Curitiba, arquivo pessoal 2013

pedi desculpas publicamente ao prefeito Gustavo Fruet. O motivo? Talvez, involuntariamente eu possa ter cometido um equívoco com relação à responsabilidade de abrir ou fechar o portão da Casa Gomm. Fontes não oficiais dizem que a responsabilidade não é da Prefeitura Municipal de Curitiba. Então, meu caro leitor, lamento ignorar a quem enviar a solicitação feita na postagem anterior. Meu amigo Takeuchi, ali do Circulando por Curitiba, também pediu a abertura do portão, mas fez a solicitação em aberto, sem destinatário objetivo. 

Detesto injustiças, portanto, espero que o meu pedido de desculpas traduza o modo como costumo me comportar diante das pessoas públicas ou não.

Até a próxima!

6 comentários:

  1. A solicitação que fiz para uma autorização de acesso para uma serie de fotos externas e internas , encaminhei para a Secretaria de Estado da Cultura. Fui informado que iriam entrar em contato comigo para esse agendamento, contato esse que já espero há meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela informação, Takeuchi; a transparência e a agilidade nas providências parece que não são características no serviço público. Estou ainda desnorteada, pois não sei a quem compete o comando das ações que envolvem as deliberações voltadas à questão da Casa Gomm.

      Excluir
  2. O problema é o jogo do empurra entre Estado e Prefeitura. A área é municipal, APENAS A CASA é estadual. No entanto, este bosque sequer andava sendo gerido pela Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente sequer têm a chave do portão - o que é ridículo, se for considerado o caráter MUNICIPAL da área. O único jeito de entrar num final de semana na área que NÃO SEJA A CASA (ou seja, todo o restante) é se o segurança privado contratado pelo ESTADO abrir o portão - o que ele só faria se a Secretaria de Estado da Cultura autorizasse. Mas esta apenas o faria se PREFEITURA também autorizasse. Mas ela não têm autorizado. Logo, a Prefeitura é culpada pelo ABANDONO de uma área que poderia estar sendo usufruída pela população (ainda que para mera visitação) e mesmo sem implantação urbanística - que é parte de uma outra conversa. Então, Doralice, lamento, mas o Prefeito de Curitiba - o cargo de alcaide, não a pessoa - é, sim CULPADO deste estado de coisas. O Fruet é apenas mais um mandatário a ocupar o posto que é responsável por esta situação lamentável. Acho que você não deve desculpas. É ele que tem que se explicar por estar mantendo este estado de coisas, que se arrasta há muitas gestões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelas informações, Mathieu; você traçou com clareza o quadro das responsabilidades e do silêncio dos órgãos que poderiam, se assim respeitassem a população, estabelecer uma coerência diante da questão. Eu? Ignoro os trâmites legais para exigir que o Bosque da casa Gomm seja aberto ao público. Continuarei, entretanto, aguardando que o atual prefeito explique o que poderá fazer pelo caso, mesmo que a responsabilidade tenha que ser dividida entre as instâncias do município e o governo do Paraná.

      Fiz uma busca no site municipal e não encontrei disponível ao público qualquer menção relativa ao RIMA do novo shopping no Batel, o que desperta a minha estranheza, uma vez que a lei assim exige. Encontrei dados sobre o metrô, mas quanto ao tema em pauta, nada e nada.

      Não sei se há algum arquiteto ou especialista em questões ambientais no grupo de ativistas simpatizantes à causa, mas profissionais com esse perfil poderiam ajudar bastante. Temo que qualquer dia, a cidade veja surgir o corte das árvores do bosque e a abertura da rua, em facilitação à ganância comercial. Será triste apontar o dedo na direção dos que poderiam fazer algo e não agiram no momento ajustado.

      Tomara que outras pessoas bem intencionadas com o tema apareçam aqui para trocar ideias e informações objetivas; sou migrante em Curitiba e sei que a maior colaboração poderá vir da parte daqueles que conhecem bem a história da querida cidade.

      Excluir
  3. Cara Doralice,
    A página do Movimento desenvolveu o meu comentário inicial acima e te fez uma resposta mais completa. Você e sua luta merecem!
    Um beijão.
    Mathieu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grata pela gentileza em avisar, Mathieu. Adoro a comunicação objetiva, cordial e voltada aos interesses coletivos; apareça e será sempre bem recebido.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails