terça-feira, 16 de abril de 2013

Quem são os secretários de educação no Norte e Nordeste do Brasil?

 
A dimensão continental do Brasil envolve diferenças aceitáveis, mas não as que subtraem o direito à educação plena- Imagem via Google

A aferição de conhecimentos é algo preocupante e requer metodologia ajustada ao objetivo da coleta, assim como atenção às condições estruturais disponíveis aos sujeitos examinados. Exames ou qualquer estratégia de controle numérico acerca do conhecimento escolar envolverá elementos de objetividade e subjetividade, também. Li a reportagem Alunos do Norte e Nordeste têm 4 anos de atraso...  ( Estadão, hoje) e fiquei com uma vontade danada de ler desdobramentos sobre o tema. Sabe por quê?

A administração da educação pública no Brasil deverá ficar nas mãos de quem entende da área - ou as providências que solucionarão os graves problemas de estrutura nas regiões destacadas na reportagem não acontecerão. Ficar preso à leitura da conclusão oferecida pela pesquisa e não ir às causas do problema é atitude superficial.  Infelizmente, a nomeação de secretários municipais ou estaduais às secretárias de educação parece ser regulada pelo jogo político e de favores após o resultado das urnas. Quem são os secretários municipais que agem com (d))eficiência nas regiões Norte e Nordeste? Correspondentes dos jornais de expressão nacional nos estados nortistas e nordestinos têm uma continuada pautaedu à disposição.

Contextos diferenciados e condições (des) favoráveis explicam as estratégias, fracassos e êxitos em educação. A única secretária municipal que vejo compartilhar com o público as suas providências na pasta da secretaria de educação é a Claudia Costin.  É um exemplo visível, inclusive nas redes sociais. Cadê os demais? O academicismo na pasta de educação não é o imprescindível; nem amizade com o prefeito ou com o governador, também. Competência, atitude e condições estruturais para agir fazem falta nas secretarias municipais e estaduais de educação.

Quero saber -  Sou da Amazônia; gostaria que os jornais de expressão nortista ouvissem as declarações dos responsáveis pelas secretarias de educação, aliás, antes de ouvi-los, nos descrevessem quem são os secretários, a formação escolar que têm e a experiência anterior na área, uma vez que é impossível tirar leite de pedra.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails