sábado, 24 de novembro de 2012

O conteúdo e objetivos da expressão escrita

A Felicidade Não se Compra ( Frank Capra, 1946) é amostra envolvente e inesquecível pelas lições que oferece ao ser humano sobre os valores essenciais da vida. É um clássico imperdível e inesquecível (You Tube) - Imagem reproduzida via Google
A funcionalidade da escrita é um dos objetivos a ser percebido pelo estudante. Refletir sobre o conteúdo compartilhado e os objetivos da escrita ajudarão a  compreender as razões do êxito comunicativo na rotina interpessoal. Hoje, por exemplo, pedirei a um grupo de vestibulandos que justifique com bons argumentos a recomendação de um filme inesquecível  - e, como apoio à reflexão, lhes oferecerei duas colunas jornalísticas centradas no tema.

Dos mais amenos aos mais graves- A reflexão na direção dos assuntos amenos ajudará  aos estudantes a escrever refletidamente com relação aos mais graves e preocupantes, tal como a opinião que sustentam sobre a violência urbana, qualidade de vida e longevidade, bulling, entre outros.

Aos que buscam a minha orientação profissional? Recomendo a máxima atenção quando a escrita atender às propostas dos vestibulares ou concursos às carreiras públicas. Muitos aspectos estarão sob a avaliação dos corretores, tal como o formato, o conteúdo do texto, o emprego das regras da escrita e os objetivos da redação. A expressão escrita é, portanto, reveladora das aquisições culturais daquele que a utiliza.  


Até a próxima!

2 comentários:

  1. OS BRUTOS TAMBÉM AMAM (SHANE) é um dos filmes inesqueciveis do minha infância, em Alenquer. Além do enredo excelente para um faroeste de primeira linha, onde pontificava a atuação do ator Alan Ladd. Éum filme muito premiado e, normalmente, encontrado nas locadoras.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails