sábado, 12 de maio de 2012

A delonga no processo licitatório e a rede social tuiteira


Imagem reproduzida do site Pra Gente Miúda
Um dos meus irmãos, residente em Belém, faz quatro vezes o percurso que atravessa o cruzamento da Alferes Costa com a Marquês de Herval. Visualiza diariamente a ameaça de perigo de um acidente com graves proporções, lá no bairro do Marco. Reclamações abundam na página tuiteira que ele mantém - e, ontem, depois de divisar a indignação nos tuites que ele disparou, entrei na conversa com a CTBel . Em segundos veio a resposta, ou melhor, a explicação costumeira. Veja a transcrição:

Mais um acidente, ontem, no cruzamento da Alferes Costa c/Marquês de Herval e a @ctbel_transito e @CTBel continua omissa.

Chegaram a divulgar que seria instalado um semáforo no cruzamento, mas parece que ficou na promessa não cumprida. Como sempre. - tuitou o meu irmão, às 08h:16m

 Ôôô..., @CTBel: até quando o cruzamento da Alferes Costa c/Marquês de Herval continuará sem semáforo? O Ximangolandia adverte sempre. - tuitei, às 08h:18m

 Há previsão de instalação, que depende de processo licitatório, tuitou  em resposta a @CTBel, às 08h:24m

Por que sempre a demora na solução de uma questão pública vem amparada no tal processo licitatório( Boletim Jurídico)? Em caso de acidente com proporções graves, tais como atropelamentos fatais e perdas materiais como fica a questão? A responsabilidade é do Município? Entendidos na Lei poderiam orientar a situação.


O episódio de ontem expressou para mim duas grandes verdades: a funcionalidade de uma rede social que coloca três ou mais pessoas diante de um problema real, assim como a cômoda desculpa dos órgãos da administração pública  em atribuir à morosidade da burocracia a demora nas providências. Há uma delonga nas soluções necessárias; ela parece ser a desculpa que fecha a questão.  O leitor curitibano - ou de outro município brasileiro - poderia apontar outras situações contempladas pela dupla de eventos acima?

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Bom dia.
    A prefeitura de Belém ignora, ou subestima, a inteligência de seus municipes. A CTBEL se desculpar desta forma mostra isso.
    Não duvidamos que a lei 8.666 é importante para contratação de serviços ou aquisição de produtos pelos entes da Administração Pública direta ou indireta. Mas, a mesma lei garante que não é necessária a licitação em alguns casos, entre eles: "Para obras e serviços de engenharia com valores até R$ 15.000,00; em caso de emergência ou calamidade pública"
    Nota-se que os dois casos descritos acima respaldam a administração municipal a resolver o problema. Falta é competência....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas observações, Flávio ( Marajó Notícias); depoimentos dos que residem em Belém e transitam pelo perímetro acima descrito são importantes.


      A morosidade nem sempre é sinônimo de incompetência, mas quando há atitude política eficiente os problemas parecem encontrar solução imediata. O interesse pela busca das soluções e atendimento aos reclamos da população sobressaem. Não é o que acontece na minha querida e saudosa Belém?

      Grande abraço; é uma honra receber a visita de um conterrâneo, aqui no NaMira.

      Excluir
  2. Minha indignação é resultante de sucessivos registros de ocorrências que tomo conhecimento, outras amplamente divulgadas pela imprensa de Belém envolvendo acidentes nesse crzamento da Trav. Alferes Costa c/ Av. Marquês de Herval. São muitos casos, de pequenos, médios e grandes danos materiais e pesoais. Há um que foi filmado por câmera de um prédio próximo, amplamente mostrado pela TV em que foi necessária a intervenção dos bombeiros para retirada de pessoa que ficou presa nas ferragens do veículo em que trafegava. Dizer que a sinalização existe está correto, mas diante de tantas occorrências, manda a gestão comprometida com os interesses da população que providências outras tem que ser adotadas. Já houve a divulgação que seria instalado uma câmera (arara) para flagrar os infratores, mas até agora o asunto está em "banho-maria". Oxalá, para o bem de todos, essa providência não demore muito. Chega !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de visualizar as imagens aludidas acima; será um lembrete aos responsáveis pela segurança do trânsito. Pedestres, ciclistas e motorizados precisam confiar na sinalização e na atenção que a administração municipal lhes oferece. É um direito.

      Fico desde agora muito grata pelo compartilhamento do comentário, lá no TT Onizes; depoimentos centrados na experiência do cidadão traçam o panorama real da vida ordeira e segura em uma cidade - ou o seu contraste entristecedor.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails