sábado, 12 de junho de 2010

Gente que lê e escreve com muito prazer

Hoje, embora com uma dor de garganta daquelas, em consequência da intensa friagem curitibana, acordei com vontade de encontrar novidades em blogs e compartilhar com você exemplos de pessoas que redigem com prazer, porque são excelentes leitoras. Os assuntos são variados, mas é imposssível não avistar no que escrevem a autonomia com o emprego das palavras no texto, o gosto pela leitura e os modos diferenciados de estabelecer a comunicação com seus interlocutores.

Por que e para quê? - Nossas escolas e grande parte das pessoas, prezado leitor, ainda não descobriu os valores funcionais e interativos da expressão escrita. Quem dera que meus colegas professores, não apenas os de língua portuguesa, conseguissem apontar pelo exemplo prazeroso as incontáveis vantagens do uso da escrita comunicativa. Nossas crianças, os jovens vestibulandos, os universitários e os adulto, inseridos no mercado profissional, não ficariam limitados e inseguros diante da folha em branco ou das diversas situações que exigem autonomia comunicativa na escrita manuscrita ou digital.

Práticas exemplares - Confira, por favor, todos os links;  veja, também como oferecem amostras espetaculares da convivência que têm os seus autores com a leitura, pois buscam informes e articulam pontes intertextuais e interativas, além da respeitosa atenção para com o leitor. Ler certamente lhes abastece a conversa, o conteúdo compartilhado.

Não deixe, também, de exercitar a gentileza e escreva um comentário nas páginas escolhidas para a sua leitura, porque uma das estimulantes recompensas para quem mantém um blog é encontrar a sintonia receptiva, embora crítica, do outro lado da tela do computador.

>  Na minha infância e juventude tínhamos uma câmera bem simples, analógica. Nem sempre..., em Saudade , no Cabeça de Papel, da professora Estefânia.

> Não vou desenvolver o tema. Volto a ele quando tiver tempo. Escrevo este post apenas como uma lembrança... , em  Reformas educacionais de direita, no Boteco Escola, do professor Jarbas B. Novelino.

>  Olha a bagunça!!!
Mas foi só enquanto a gente estava fazendo o bota fora das 50 coisas...depois ficou tudo arrumadinho!!!, em Faxina Geral, no Modificando a Casa, da bem organizada Rejane Lemozs.

> (...)   eu ando bem afastada daqui, mas não afastada dos assuntos que sempre moveram este blog. Estou escrevendo, refletindo, lendo, tornado a escrever..,  em Redes Sociais , apropriação(internalização!) tecnológica,  no Suzz Rastros do cotidiano, da professora Suzana Gutierrez.

> Passei as últimas madrugadas vagando por Veneza, Guiado pela Marlena de Blasi. No livro (...) a autora conta..., em  Mil dias em Veneza, no Comes e Bebes, do editor de arte e blogueiro de gastronomia Marcelo Katsuki.
 
Um ótimo sábado, meu caro leitor; você tem algumas sugestões de produtores de textos e leitores que escrevem com esse incontido prazer acima apontado? Por favor, compartilhe a direção.
 
Até a próxima

4 comentários:

  1. Bom dia Professora Doralice,
    fiquei muito feliz em receber seu comentário. e Gostaria de agradecer pela indicação dos meus textos. Um abraço carinhoso para você também. EstefâniaZica

    ResponderExcluir
  2. O mérito é a grande ferramenta indicadora, Estefânia; continuarei atenta aos seus textos. Obrigada pela gentil visita.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Professora Doralice:
    Bom-dia!
    Sou portadora de um problema neurológico chamado Síndrome de Asperger, portanto sempre tive dificuldade nas relações humanas. Mas o interesse pela leitura e o prazer pela escirta me ajudaram neste sentido.
    Atenciosamente,
    Luciana do Rocio Mallon

    ResponderExcluir
  4. Conheço outros casos de intensa participação na vida, graças ao elevado interesse pela leitura e a escrita, Luciana. Receba os meus parabéns pela determinação em vencer as barreiras impostas pelos que não sabem discernir as situações! Acompanho os seus "tweets" e sei do seu esforço em interagir. Avante.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails