sábado, 17 de abril de 2010

Apreciar, cuidar e advertir: um trio de ações ambientais

Bom dia! Ontem, quando voltava do supermercado, avistei uma criatura jogando na rua a bituca do cigarro; a poucos metros estava uma lixeira, mas a fumante ignorou a serventia do recipiente, disposto na maioria das ruas de Curitiba. Confesso, prezado leitor, que precisei me segurar e não ir lá, dar uma bronca, mas é preciso paciência e bons exemplos para que as novas gerações aprendam a cuidar melhor do lugar onde residem, estudam, trabalham e convivem. Exemplar, portanto, a orientação em Terra Ferida, do Claudio Angelo, na Folhinha de S. Paulo.





A bronca geral - A advertência feita pelo filósofo paraense Benedito Nunes, à entrada do aprazível Mangal das Garças, ajuda a dimensionar a reflexão necessária aos que visitam o local, sempre parte do roteiro turístico em Belém, mas o que temos feito para exemplificar nossas apreensões quanto ao futuro do lugar onde vivemos, caro leitor? Nossas atitudes diárias expressam coerência com as nossas declarações  ou ainda continuamos desertando da luta universal com relação aos cuidados ambientais?





Leitora observadora e blogueira assumida - Nos finais de semana costumo sair de casa e passear com a minha pequena família pelos parques de Curitiba. Sou migrante, acostumada com a paisagem amazônica, caracterizada pela imensas planícies e densa floresta e admiro o aproveitamento oferecido aos espaços públicos, transformados em invejáveis áreas de convivência. Levo junto nesses passeios a máquina fotográfica não apenas para registrar as expressões da beleza, mas também as incoerências no trato oferecido ao ambiente, porque imagens e vídeos têm sido coadjuvantes poderosos para evidenciar fatos cotidianos.


Assunto que rende muita conversa - Depredações e desperdício são expressões que devem fazer parte das nossas conversas em casa, nas observações, embora ligeiras no trabalho e incisivamente no interior das escolas. Crianças e jovens acostumados à reflexão sobre o ambiente demonstrarão convicções diante dos maus exemplos dos adultos, concorda comigo?



Gosto muito de acompanhar o Sítio Terra Vermelha, do escritor Domingos Pellegrini, porque os textos ali compartilhados revelam histórias e referências de um tempo afeito à natureza, suas manhas e lições. Não deixe de clicar no link, meu caro; tenho absoluta certeza de que irá apreciar a conversa boa e cativante do simpático escritor. Aproveite também para conhecer o Tipo assim...folhetim, do André Costa Nunes, que lá em Marituba(PA) mantém preocupações ambientais e toca com amor incontido um restaurante rural. Serão encontros marcados não apenas com a excelente redação, mas também com objetivos centrados no tema da postagem de hoje. Avante.




Quer interagir e compartilhar informes ambientais? Aqui em Curitiba os parques(veja o Parque Alemão nas duas últimas imagens em destaque abaixo) e as ruas nos bairros centrais são geralmente bem cuidados, mas e nas demais cidades do Paraná será que a satisfação é plena?  Que tal comentar sobre a situação dessas áreas  na cidade onde você reside ou das providências assumidas pelos que efetivamente têm interesse na qualidade de vida dos demais?




Veja só que interessante! - agora tenho oito leitores/ seguidores. Obrigada a todos, inclusive aos que não escrevem nada, mas leem e estimulam a troca das ideias nesta página. Um dia -  quem sabe... -  sairão do silêncio para intensificar a conversa aqui estabelecida?


Obs-  Algumas incorreções na formatação da página têm me incomodado bastante, mas um bem-vindo apoio técnico está chegando; peço desculpas pela translineação equivocada e outros pequenos, embora significativos detalhes. Serão corrigidos nas demais postagens.




Até a próxima ou siga-me no Twitter!

4 comentários:

  1. MUITO BOM SEU BLOG E SEU TRABALHO VOLTAREI COM MAIS CALMA OUTRAS VEZES S, SOU DE BARBOSA FERRAZ E MORRO EM TREMEMBÉ SP !

    ResponderExcluir
  2. Pois volte mesmo, Veloso e aproveite para mostrar se a vida é boa aí em Tremembé; não conheço nada sobre a cidade e os atrativos que ela conserva. Compartilhe conosco.

    ResponderExcluir
  3. Boa-tarde!Na frente da minha casa há uma praça onde o povo fica jogando lixo. Isto é lamentável.
    Tenha um excelente final de semana!Com carinho, Luciana do Rocio.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas - "o povo" - são residentes nas imediações, Luciana? Dependendo da resposta haverá sempre uma providência a ser tomada.

    Obrigada pela visita; apareça sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails