sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Um ingrediente vital à mesa dos brasileiros?


Entre o pão feito com farinha de trigo, a tapioquinha, preparada com o amido da mandioca, é a preferência nortista- Delícia de café bem acompanhado- arq. pessoal
Ganhei de familiares paraenses, ora em circuito ligeiro por Curitiba, três pacotes: um de farinha de mandioca, outro de farinha de tapioca e o terceiro com goma de tapioca.  Uma parauara assumida só de avistar o trio derivado da mandioca (ou macaxeira ou ainda aipim, caros patrícios) fica invariavelmente muito alegre.
Reprodução, via Mundo dos Sabores

- Na Amazônia brasileira a farinha de mandioca é um ingrediente indispensável! Foi o que eu disse depois da observação que a minha filha fez. Na véspera, ela trocava conversa com amigos norte-americanos sobre o alimento básico sempre presente na mesa dos brasileiros. -  Mas acredito que o feijão une as preferências nas cinco regiões, continuei, o que de imediato ela contestou. Queria um ingrediente que estivesse no prato em todos os momentos, tal como o bacon para os norte-americanos. 

SOS, leitor! - Será que você pode contribuir comigo? Caso seja de uma região diferente da minha, identifica o ingrediente da alimentação que aproxima as pessoas? Nossas regiões têm variedades nem sempre conhecidas, inclusive, pelos brasileiros. Assim, eu poderia reunir alguns dados curiosos acerca das nossas preferências. Que tal; topa contribuir com o conteúdo de uma postagem futura? Farei a pergunta, ali na minha página tuiteira, também.

Na região Norte, área da minha nascença, a mandioca comestível, lá denominada de macaxeira, é onipresente desde a primeira refeição. As tapioquinhas, o café salteado com farinha de tapioca, o beiju, o peixe empanado na farinha ou dela acompanhado, o açaí que sem as nossas farinhas parece não ser o mesmo, o mingau ou o sorvete de tapioca, entre outros alimentos exibem o reinado unânime da mandioca e seus derivados.

Até a variedade, não comestível, tem as folhas bem aproveitadas. Depois de fervidas por vários dias, ela é a matéria básica ao preparo da deliciosa maniçoba, outro prato regional paraense de sabor incomparável. -  O Brasil dispõe de tantos sabores que mal permite eleger um ingrediente como a preferência nacional, foi o que arrematei na conversa mantida, ainda ontem à noite com a minha filha e os tios de Belém, ora transitando em Curitiba.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails