domingo, 28 de novembro de 2010

Sabe elaborar resumos, vestibulando?

O cartunista Thiago Recchia é quase meu vizinho; ando uma quadra e meia e já sei que ele está ali, encimado no seu estúdio de trabalho criativo. É uma honra desfrutar do mesmo espaço agradável que o tranquilo bairro Mercês e os arredores do Batel e do Bigorrilho permitem aos residentes.


É do Thiago Recchia; está na http://www.gazetadopovo.com.br/ , 26 de novembro de 2010


Hoje busco maior apoio no que escreve o Thiago; um exemplo do que ele desenha criticamente -  e com uma graça danada, convenhamos, não é mesmo? - você avista aqui, mas quero que atente ao  link que remete à redação da crônica Nós e os baianos (Gazeta do Povo, 2 nov. 2010) do cartunista, dublê de jornalista e cronista dos bons.

Fazer o quê? - Fique de olho na linguagem empregada, no tema presente, na ideia principal e nas secundárias. Interprete bem tudo o que ler; depois, elabore um resumo, sem esquecer de citar a fonte dessas informações.

A minha mão mais estendida para ajudar - Quer a minha intervenção para conferir se o seu resumo está nos trinques ? Hoje você terá uma oportunidade especial, porque  os cinco primeiros leitores que deixarem o resumo escrito na caixinha de comentários terão a minha análise dos textos encaminhados. Que tal? Topa?


Interpretar informações e saber resumi-las objetivamente é um diferencial não apenas no vestibular, mas na vida em geral - Encontros Marcados com a Redação, Curitiba, 2010
Anote aí ! - Saber resumir as informações é fundamental; é ação exigida cotidianamente. Não é exclusiva do vestibular, portanto, lembre-se: manter as antenas ligadas no que é essencial e não atravessar o corredor da infidelidade às informações são duas atitudes examinadas pelo corretor do seu resumo, além da obrigatoriedade da citação da fonte. Resumir é sintetizar. Quanto mais adentrar ao texto e entendê-lo, mais fácil será traduzi-lo objetivamente, talvez em 6 ou 10 linhas. No vestibular acontece assim: a banca pega uma entrevista, um texto oportuno sobre ciência, conto, crônica ou reportagem que aluda  aos problemas sociais e pede que o vestiba compacte as informações. É preciso ser exímio leitor para bem resumir, mas para elaborar um resumo escrito será imprescindível aliar a boa leitura ao conhecimento dos recursos textuais. Não duvide. Eu sei.

Até a próxima!

Um comentário:

  1. Blog Cinemascope - A história da 7ª Arte através de caricaturas tipo Coisa de Cinema!
    http://cinemascopeblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails