quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O fantasma do CtrlC e do CtrlV ronda o Na Mira do Leitor

Há alguém fazendo uma busca sobre "tipologias textuais", aqui no Na Mira; acabei de constatar não apenas o tema entre aspas, mas outros como "tapioca", "açaí", "abricó", "arquitetura e educação" e uma lista enorme. Diariamente vejo o que revela a radiografia da busca no Blogger, mas ao contrário de ficar feliz com a audiência, bate uma tristeza...

Fonte da imagem: http://maitianmayi.cn/images/ctrl-c-ctrl-v.jpg




















Mau intencionado é esse tipo de leitor que aparece aqui( e sabe lá em quantos espaços na internet!)  e dá o CtrlC e CtrlV descaradamente; burla o meu olhar e se esconde como um ladrão, um criminoso. Lamentável!

Não custa reconhecer a autoria de qualquer trabalho. Fisgou  uma informação, uma imagem, qualquer referência na internet? Reconheça o que fez: retirou algo de alguém, portanto, cite a fonte. Aja corretamente.

Grande lista de l@drões - Somos críticos demais para o erro alheio, mas não hesitamos em errar com os demais. É possível corrigir esse mal. Ainda há tempo. Intolerável em professores, pois o #mauexemplo arrasta as crianças e os jovens ao roubo das informações. Estou de olho nas origens do tráfego, a todo momento visualizadas aqui no Na Mira.

Roubo é crime. Dar CtrlC e CtrlV sem indicar a fonte é roubo, portanto, criminoso é quem age assim. Destesto precisar advertir aos que vem ao blog para roubar informações. Aprenda comigo a mencionar a fonte, infeliz!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Com certeza!
    Os blogs com conteúdos mais originais, desenvolvidos quase que exclusivamente pelo próprio editor do blog, como é o caso do 'Na Mira do Leitor' são vítimas do sequestro anônimo desses piratas da Web.
    Entendo que a prática do CtrlC + CtrlV (ou Copy and Paste, para quem entende assim) não deva ser praticada com frequência.
    Em meu blog trabalho com conteúdos que são quase inacessíveis a mim, por exemplo: Pré estreias de cinema que ocorrem em Londres, não tenho como estar lá, então LEIO várias criticas sobre o assunto na Web e faço o MEU RESUMO, conforme MEU ENTENDIMENTO, e cito as referências de onde li e absorvi a informação no final de cada post em meu blog.
    Uso o CtrlC + CtrlV em casos onde o texto de origem não deve ser, pelo menos ao meu ver, reinterpretado. Por exemplo: Um nota do Ministério da Saúde informando algum tipo de precaução para se evitar a Dengue. Este conteúdo é de extrema importância pública e deve ser mantido original e somente repassado ao grande público. Outro exemplo: Em meu blog publico poemas e textos de vários pensadores, neste caso também emprego o CtrlC + CtrlV, mas SEMPRE INDICANDO A FONTE de origem/autor.
    No caso das imagens é um pouco mais genérico, pois são raros os autores que atribuem sua assinatura ao seu conteúdo. Sendo assim, sempre que necessito de uma imagem, busco no banco de dados do Google Imagens, encontro a fonte onde ela está postada e se por ventura eu encontrar o autor, dou-lhe todos os créditos, caso contrário atribuo a imagem ao Google Imagens.
    Estas são algumas práticas que uso no meu blog, muitos podem descordar, mas para quem gostar pode servir de orientação para uma publicação com um pouco mais de ética.

    ResponderExcluir
  2. Procedentes observações, Fábio; grata pela leitura atenta da postagem.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails