domingo, 6 de junho de 2010

Simpáticas companhias reais e virtuais

Não tenho muito amigos; até porque amigos são estabelecidos muito mais nas situações adversas do que nas festivas, mas com a entrada do computador e a internet na minha vida o número de pessoas simpáticas , estimulantes e interativas cresceu bastante. Nunca mais fiquei absolutamente sozinha, porque basta conectar o computador e localizar os vários contatos nos blogs, nos portais das notícias para que abundantes interações aconteçam. Ontem, por exemplo, aconteceu algo bem ilustrativo; basta abrir o o link à postagem do Jarbas Novelino, no Boteco Escola.

Basta um clique, disposição para ler e interagir para encontrar simpáticas companhias, concorda comigo? Com o Twitter  na minha vida esses contatos aumentaram diariamente.

O perigo sempre ronda - Há, é claro, o fantasma da enganação, da dissimulação, do interesse vil nessa troca de contatos, mas com o tempo uma pessoa aprende a discernir melhor quem realmente merece a leitura, o prestígio e a atenção simpática, que fica beirando, beirando o portal da amizade. A ilustração da Soninha Horn oferece uma boa ideia de como fico muitas vezes pensando... sobre os perigos na internet.

Tenho feito, entretanto, amigos na rede virtual; alguns sairam da tela e vieram encontrar alegremente comigo, ali na Praça da Ucrânia, quando se arma a semanal feirinha gastronômica, às sextas-feiras; outros combinaram encontros em cafés e livrarias e também naquele compartilhar surpreendente do momento familiar para o almoço. Lado bom e espetacular da internet.

Faz muito frio aqui - Neste domingo curitibano, bem confirmado pela SIMEPAR-PR como extremamente friorento, quero agradecer aos inúmeros contatos de simpatia, receptividade, estímulo e amizade que têm perpassado na caixinha de comentários ou nos contatos reais, fora da tela do computador.  Eles aquecem e redimensionam os meus sentimentos de gratidão e amizade. Vitórias da leitura e da escrita, sem dúvida alguma.

Voltarei, se puder - Talvez consiga retornar mais tarde e fazer uma segunda postagem; minha filha precisa do modem para concluir um trabalho da escola - e, enquanto ela se utiliza da internet, eu vou fazer uma caminhada pelos arredores de casa e cuidar da vida, porque barco parado não gera lucro, não é mesmo?

Observação - Não esqueça de atentar à mudança, em rodízio, dos links para os blogs que costumo ler e recomendar o acesso. Neste domingo, 6 de junho,  já serão outros os destacados.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu fiz uma amiga em um bate-papo uma vez. Trocamos msn e passamos anos conversando, mas depois perdemos contato.
    A internet é boa para conhecer pessoas, mas para manter, a presença real é insubstituível. Ninguém saudável tem uma vida unicamente on-line (felizmente).

    ResponderExcluir
  2. Doralice!

    Grata pela visita, mulher!

    abraços!

    Marta

    ResponderExcluir
  3. Gratidão mútua, prezada Marta; com o clique certo teremos sempre um encontro marcado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails