segunda-feira, 7 de junho de 2010

Coloque seu argumento dentro do ônibus ou do avião

Finalmente. Agora há disponibilidade do BLOGGER para editar o texto de hoje. Vamos, portanto, ao que interessa: a escolha dos procedimentos argumentativos -  atitude decisiva na composição de um texto de opinião bem organizado - , porque eles funcionam como veículos eficientes para conduzir ideias e argumentos.
Com a ajuda do Twitter - Hoje, enquanto escrevia mais um tweet, li a mensagem inquisitória abaixo. O autor? O Senador Cristovam, professor e político que parece destoar inteiramente dos seus colegas congressistas, quando o assunto faz emergir a temática da educação pública nacional.

                              "Qto % dos alunos na EduBase, V.acha que desejariam ser professores? Desses,qtos são os melhores alunos?"

Fuja do transporte inseguro - Pois bem, para responder às questões  acima sem esbarrar em achismo será preciso contar com uma pesquisa bem séria, mas para quem acompanha a crise dos talentos em direção ao magistério, raramente estampada em investigativas reportagens sobre o tema - ou ainda faz jus à condição de observador atento da vida - será possível conduzir justificativas convincentes sobre o que se deseja argumentar.

Escolha o melhor e mais conveniente transporte – Uma idéia sobre uma questão determinada sempre acampa uma estratégia de expressão, de persuasão. É preciso bem escolher o tipo de veículo mais ajustado para logo chegar ao destino; vez por outra o camarada precisa embarcar em dois transportes para chegar ao ponto final. É imprescindível, portanto, manter a objetivadade e a mira no que se pretende alcançar. Pense bem e escolha abaixo o modo como poderá levar o seu argumento ao leitor/corretor da sua redação.


> Com exemplificações – Busque apoio em relatos e experiências próximas. Nada como uma boa história para ilustrar a reflexão.

> Com lista de motivos, razões – Enumerar justificativas faz o leitor acompanhar vivamente a lógica do seu raciocínio.

> Com dados numéricos – Números, ordenações, percentuais, ordens a anúncios de grandezas e intensidades (maior/menor/mais/menos) arregimentam autoridade à justificativa esboçada na redação.

> Com citações e/ou depoimentos – Trechos como o que você  avista em destaque acima, em itálico, reforçam a clareza reflexiva que fornece o engate na argumentação.

> Com retrospectiva histórica, entre outros, sempre bem explicadinhos, lá na série de 15 aulas que formata os meus Encontros Marcados com a Redação e, brevemente, disponíveis em livro.


TREINE A ESCRITA – Abaixo você dispõe de duas alternativas para refletir e argumentar valendo-se das eficientes táticas de argumentação, anteriormente indicadas. Avante.

Proposta 1 - Que tal encontrar convincentes respostas à dupla de perguntas feitas acima pelo senador Buarque? Não ultrapasse o limite de 15 linhas.

Proposta 2- Você já pensou em ser professor, especialmente da educação pública? Escolha uma das alterativas e argumente; limite-se a 18 linhas.

(   ) Nunca
(   ) Vagamente
(   ) Sempre
(   ) Nem doido
(   ) Outra resposta

Um lembrete muito importante: o corretor da redação nos concursos públicos, não ajuizará sobre a sua tese, mas sim acompanhará a articulação concatenada (objetivos da proposta, estrutura do texto e uso dos recursos textuais) que você realizou na exposição reflexiva,sob a forma escrita.

Ficou curioso quanto à dupla de fotos acima? A primeira fiz ontem, no aprazível Bosque Portugal, localizado no Jardim Social, residencial bairro curitibano, enquanto a segunda em uma dessa tardes ensolaradas, em caminhada pela Av. Padre Anchieta, no Bigorrilho, outro bairro perfeito para viver bem na capital paranaense.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Apesar da relevância extrema do trabalho dos professores do ensino fundamental (onde fundamental deve ser interpretado de maneira plena)e médio (o passaporte para a maturidade e o acesso), me imagino apenas exercendo alguma atividade docente em universidades públicas. Apesar disso penso que deva ser muito estimulante e enriquecedor o convívio com alunos mais jovens, pena que, nessa fase, o fator remuneração não ofereça o mesmo estímulo.

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  2. O pensamento comum coincide com o seu, Adhemar; ninguém deixa de reconhecer o fundamental trabalho exercido pelo professor dos ciclos básicos, mas poucos agem em direção ao rol de providências extremamente urgentes, tais como, entre outras, o salário digno. É preciso ser ético para reconhecer injustiças.

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