sábado, 8 de maio de 2010

Flanar, criticar e bem informar



Gosto de tomar para mim os verbos e revirá-los em intensa reflexão. Neste sábado chuvoso com direito assegurado a flanar selecionei algumas expressões verbais para o deleite do prezado leitor, mas como não dou ponto sem nó, também trouxe links para espaços com abundância de informações . É preciso comprovar tudo o que se recomenda e generalizar não é uma atitude coerente. As dicas servem tanto para a leitura , quanto para a escrita. Vamos nessa, leitor?



Flanar -  É sair por ai despreocupadamente, mas atentando a tudo e a todos. O leitor já sabe que costumo caminhar nas manhãs  não apenas ensolaradas, mas sempre que é possível. A câmera fotográfica, um bloquinho de notas e uma caneta são as ferramentas de blogueira atenta.




Criticar - Estabelecer censura, advertir, ajuizar; muita gente faz crítica, mas sem fundamentos. É preciso contar com argumentos, provas incontestes de que algo é suspeito e não corresponde ao eticamente esperado. Cartunistas e especialistas em diversos assuntos fazem críticas diárias. É preciso estabelecer nexos, sentidos, caso contrário é fofoca, inveja e desinformação. Evitar. Confira as críticas do Leonardo Sakamoto.


Informar - Quem sabe informa e acrescenta. É preciso ir às fontes das notícias. Aprendi que é preciso confiar e desconfiar, sempre, mas alguém precisa merecer a confiança. O Luis Nassif Online e os apoios informativos que aparecem no blog merecem amplo crédito. As reproduções testemunham o fato.


Quer treinar a escrita? Que tal sugerir espaços virtuais de ótima conversa, boa música, imagens encantadoras ou ainda que mostrem um blogueiro, colunista, professor ou jornalista com cara de gente com o pé no chão. Sem pose, apenas gente que não teme mostrar o que pensa, o que sente e que não se vende por nada, exceto a rendição voluntária diante da interação com o leitor? Quem começa?


Agradecimentos: ao Sérgio Bastos pela mulher de vestido verde e sombrinha azul que ilusta a postagem de hoje. Aqui em Curitiba, além da sombrinha, ela estaria de moleton e tênis para enfrentar o sábado frio e chuvoso. Obrigada também à  advogada  e colunista Maria Inês Dolci  pela advertência quanto ao envolvimento preocupante das pessoas que ora experimentam as amostras grátis , sem a devida atenção ao rol de contra-indicações.


A chuva parou um pouco, mas está frrriio... e o tempo em Curitiba, segundo a Simepar ...


Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails