sábado, 22 de maio de 2010

Dançando conforme o clima

Nem todos os que leem o que escrevo moram em cidades com predominância das baixas temperaturas. Hoje, por exemplo, a mínima em Curitiba, é de 14º C, segundo a Simepar. A experiência de turista ocasional, portanto, não vale para assegurar conclusões incontestáveis, mas ajuda a entender a mudança do ânimo das pessoas diante das alterações do clima. Quer exemplos? O Marcelo Katsuki, blogueiro e editor de arte da Folha de S. Paulo, em conversa no Twitter afirma:  Totalmente, no frio tenho vontade de sair da cama, mas o calor excessivo também me deixa sem ânimo, enquanto as mudanças da estação e o sobe e desce da temperatura para a psicóloga e corretora de imóveis santista Leila Mestre são indiferentes. Ela reforça declando que:  Não  alteram o meu ânimo, eu gosto de apreciar as estações. O frio nos coloca  mais a pensar e no calor é aquela explosão de alegria",  arrematando o bate-papo comigo no MSN.

A conferir os porquês - Você conhece as regiões brasileiras? Do Norte ao Sul, do Centro-Oeste ao Nordeste e deste ao Sudeste as variações climáticas surpreendem. Quem já saiu da sua cidade de origem e atravessou as nossas regiões será será capaz de avaliar as declarações reunidas na postagem de hoje, mas faço-lhe  um convite maior à reflexão sobre o tema: leia o antigo, mas pertinente artigo  As estações do corpo (Superinteressante, edição 148, 2000)



A boa disposição - A época do Outono é interessante, mas as atuais nuvens escuras, frio contínuo e esse ar cinzento que rodeia todos os lugares são incompatíveis comigo. Gosto dos dias claros, ensolarados e com temperaturas amenas. Sou do Pará e lá pelos idos da década de 90, quando cheguei aqui o contraste climático com a minha região de origem despertava imensa satisfação, mas agora fico melancólica. Novos condicionantes chegando.

O enfrentamento diário -  Na última quinta-feira, quando fiz os registros fotográficos que você avista,  a temperatura marcava mínimo de 8ºC, mas o sol presente diminuiu o meu desconforto. Tudo parecia até mais bonito, quando avistei os efeitos da incidência solar, ali pela Boca Maldita e nas imediações da Praça Osório, locais que costumo transitar para chegar ao meu curso de redação, almoçar e tomar o meu insubstítuível café expresso.

Reações diferentes às variações da temperatura - As novidades advindas com o clima, ao contrário da minha queda de ânimo, alegram a muita gente. Os mais jovens, plenamente ajustados à rotina da variação climática de Curitiba, ora muito fria, confirmam. Exemplo? O jovem vestibulando Edson Villela diante das alterações do termômetro é enfático:  Se altera, altera muito pouco. Prefiro calor, nem que seja aquele de 40ºC. Chuva ou frio não me inibem de sair de casa, nem de fazer outras coisas, o que reforça os condicionantes diante das determinações da idade, dos interesses e da motivação interna  diante desse sobe e desce da temperatura.

Conte aqui - Não sei como o leitor tem encarado as variações do clima no território nacional. Outro dia vi uma reportagem na tevê mostrando os efeitos do frio atípico e repentino na amazônica cidade de Vilhena, lá em Rondônia - e a colega professora Nidiane, uma das seguidoras da página, poderá confirmar a notícia  e compartilhar detalhes sobre a queda brusca da temperatura. Ainda sobre as variações do tempo, em troca de conversas ontem no microblog, o cartunista Benett declarou :  Eu adoooooooooro o frio. Por mim o outono seria a estação predominante durante os 365 dias do ano, hehe..., mas será que você também concorda com ele? O jornalista Alessandro Reis é parecido comigo nesse aspecto. Ele afirma que:  Meu humor varia de acordo com o clima, infelizmente. o ânimo despenca com o tempo ruim, Doralice. Concordo, porque as pessoas têm reações diferentes aos condicionamentos, mesmo com idades diferentes. Ainda bem.

Quer treinar a escrita?  Vou adorar liberar o seu comentário sobre o clima e as influências na variação de ânimo do leitor ou das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Apareça. Trocar ideias sobre o tempo é sempre um bom puxador de conversa, não é mesmo? Diante das baixas temperaturas as roupas quentes, alimentação bem equilibrada e fuga ao sedentarismo formam um trio de combate ao rol de reclamos constantes, mas cada um de nós adota algumas providências para driblar esse frio danado - ou o calor excessivo. Conte aqui o segredo. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Olá professora!
    Não gosto do frio. Fico encolhida mesmo com várias roupas de frio. Não consigo dormir se meu pé está gelado. Chego a usar uns três cobertores e um edredom para dormir e ainda sim sentir frio. Pode parecer exagero, mas com o peso dos cobertores me sinto melhor. Sempre me lembro das pessoas que dormem nas ruas, as quais na grande maioria se cobrem com papelões. Isso me corta o coração.
    Prefiro o calor. Quando se abre a janela e o sol entra no quarto, me sinto mais disposta. Gostaria de compartilhar uma música do Legião Urbana que fala sobre isso. "Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto" : http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22494/
    Abraços! Marcella :)

    ResponderExcluir
  2. Quando estou em Belém ou em lugares de temperatura elevada sinto um pouco de saudades do frio, mas não com a intensidade que nos põe à prova a tranquilidade e o bem-estar. Ainda bem que concorda comigo, Marcella.

    Vou ler e ouvir a sua indicação; receba também o meu abraço e alegria pela visita interativa.

    ResponderExcluir
  3. Dias mais curtos, céu cinzento e baixas temperaturas são considerados fatores que favorecem o desencadeamento de estados depressivos(estudos mostram o aumento da taxa de suicídios no inverno em alguns países como a Suécia!).Sabendo disso, melhor tentar não se deixar afetar e aproveitar algumas coisas positivas que o frio sugere: ler perto da lareira, chocolate quente, pinhão, bom vinho, curtir filmes com os amigos, dormir, etc...afinal, só da valor ao calor quem sabe o que é sentir frio... o oposto também.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails