quarta-feira, 7 de abril de 2010

A vigarice ignora a tragédia humana

Aqui em Curitiba a temperatura despencou. Veio com a chuvarada intensa, tal qual o registro que fiz, ali na Av. Padre Anchieta, no coração do bairro do Bigorrilho. Do calor no final de semana passamos ontem ao frio de 10ºC, segundo os entendidos -   e a sensação térmica é intensamente de friagem absoluta. Eu sofro, mesmo com a devida proteção das roupas adequadas e o abrigo doméstico para trabalhar e tocar a vida, mas muita gente, lá no RJ, diante das consequências das fortes  chuvas, está a exigir solidariedade.


Acompanho desde cedo as informações dos jornais eletrônicos, afora os blogs noticiosos -  e , aqui entre nós, quando li o  imperdível blog do Josias de Souza já fiquei indignada com a vigarice  dos políticos diante das calamidades e tragédias. Safados profissionais que mereciam rolar pela lama e desaparecer da face da Terra.

Os vídeos de amadores que a Veja mostrou dimensionam bem a situação, concorda comigo? Agora como é que se pode aguentar um político tirando proveito da situação trágica das vítimas dessa chuvarada, lá no RJ?

Fazer doações ou escrever às colunas dos leitores e expressar a indignação com a vigarice ajuda a diminuir o mal-estar, no entanto a melhor atitude é obstar o apetite dessa camarilha. As urnas, prezado leitor, mostrarão na época certa a soberania do eleitor.


Até a próxima!

8 comentários:

  1. Olá, que bom que você voltoi, senti sua falta, andei postando no blog anterior, mas aqui eu acho que terá mais condições de trocar ideias com outros leitores. Políticos sempre políticos, um ou outro escapa, viu que até o Lula foi multado por causa da candidata dele?? Que calamidade essas chuvas provocam, hoje fui obrigado a colocar uma blusa, e continua a chover, SP fica um caos, apesar das obras etc... um grabde abraço. Valdir Macenco

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita; aqui o frio continua, Valdir.

    ResponderExcluir
  3. Longa vida ao novo "Na Mira".
    Tenho certeza que os amantes da Lingua Portuguesa exultarão quando tiverem conhecimento desse renascimento.

    ResponderExcluir
  4. Estímulos são arregimentadores poderosos, Onizes. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  5. "Longa vida ao novo 'Na Mira'" 2.Faço minhas as suas palavras, Onizes.De fato Valdir, esse formato permite maior interação autora-leitor-autora e leitor-leitor.Os políticos, ah os políticos...sugiro um novo projeto de lei de iniciativa popular, que crie o VETO POPULAR, que permite à sociedade organizada recusar leis que não atendam aos interesses públicos.Isso existe em alguns países e é outra forma de democracia direta.Estudando, e aprendendo um pouco, Profa.

    ResponderExcluir
  6. A ideia do "VETO POPULAR" é interessante;teria muito apoio se levada adiante,Junior.Não sei com certeza absoluta,mas parece que há um dispositivo permitindo ao cidadão a apresentação ou sugestão de projeto de lei. Vamos conferir e agir em direção? Ótima tarefa para um acadêmico do curso de Direito, concorda?

    ResponderExcluir
  7. A Constituição de 1988 incuiu,Profa, como forma de democracia direta(o povo decide diretamente, sem ser intermediado pelos ditos "representantes"), alguns dispositivos.
    O plebiscito, onde o povo é consultado sobre determinado assunto que, se aprovado é promulgado como lei(ex:quando fomos consultados a respeito de formas e tipos de governo - monarquia ou república, presidencialismo ou parlamentarismo);
    O referendo, onde o governo edita um ato e faz uma consulta ao povo, caso o ato seja referendado pelo povo, vira lei(ex:referendo do desarmamento);
    A lei de iniciativa popular, onde a sociedade envia um projeto de lei ao congresso para que seja aprovado (ex: a lei dos crimes hediondos, encabeçada pela escritora Glória Perez, que foi motivada pelo assassinato violento de sua filha Daniela).Mas há critérios para que esse projeto seja votado, Profa: Ele precisa conter assinaturas de pelo menos 1% do eleitorado nacional, distribuidas por pelo menos 5 Estados (com pelo menos 0,3% de assinaturas dos eleitores de cada estado), todas com o nº do título eleitoral.Atualmente,o projeto do político "ficha suja" é o único de iniciativa popular tramitando(com dificuldades) no congresso.O veto popular não está (ainda) previsto em nossa carta magna, portanto há trabalho para ser realizado nesse sentido.

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza de que se nos mobilizarmos(1% do eleitorado nacional, segundo as suas informações, Junior) pequenas, mas representativas mudanças acontecerão. Se depender de mim, de você, do Valdir e de eleitores conscientes e verdadeiramente envolvidos o projeto "Ficha Suja" conseguirá incomodar bastante as "excelências". A internet é um correio veloz e a interação nos propósitos poderá trazer surpresas aos que remam contra a maré capitaneada pela ética. Não é por menos que os candidatos estão presentes com muito apetite na web. Grata pelos esclarecimentos objetivamente dispostos no seu comentário.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails