segunda-feira, 3 de junho de 2013

Está preocupado com a insegurança urbana, leitor?

Meus amigos, residentes no curitibano Portão, circulavam sob tensão, apesar dos meus protestos- Pça Santos Andrade, arq. pessoal 2013

A insegurança ronda as circuladas rotineiras que você empreende pelo seu bairro ou cidade, caro leitor? Hoje, um dos meus irmãos, tuitou em desabafo incontido, pois leu no jornal local que " Em apenas 7 horas 10 pessoas foram assassinadas."; veja a transcrição que fiz:

 A segurança pública em Belém continua a merecer ações eficazes. Do jeito que está, a bandidagem vai governar o Pará em pouco tempo. ( Onizes Araújo, às 07:01)
 
No final de semana encontrei com um pequeno grupo de amigos residentes no bairro do Portão; estávamos nos arredores da Praça Santos Andrade e eles mantinham atitudes de alerta em todos os sentidos, apesar da minha advertência de que circulávamos em área central de Curitiba, portanto, bem vigiada e aparentemente segura.


É conveniente trocar conversa sobre a insegurança urbana entre outros temas, concorda comigo, leitor? Na Boca Maldita, Curitiba, arq. pessoal 2013

Vamos refletir? - Você costuma viver sob o medo urbano? Quais as atitudes que assume para ficar protegido?

Recentemente solicitei um favor a um amigo, residente em Belém, assim como a outro, aqui domiciliado; queria um contraste fotográfico para evidenciar o plantio de espécies floris em áreas públicas - e qual foi a minha surpresa, meu caro leitor: ambos gentilmente enviaram um Não ao meu pedido. O motivo? O medo de assalto! A dupla, tanto o amigo daqui de Curitiba, quanto o de Belém, temia pelo roubo do equipamento fotográfico. Eu? Fiquei encafifada com a explicação à recusa, mas tive que concordar com o motivo apresentado. 


Queria destacar o paisagismo amazônico nas áreas públicas de Belém, mas estou sem imagens mais recentes da capital paraense- Arredores da Doca de Souza Franco, arq. pessoal 2012

Aponte uma solução! -  Fico imaginando o quanto deve ser difícil para um jovem estudante, por exemplo, um inscrito no Enem, apontar uma solução que ajude a conter a insegurança no seu bairro ou cidade se os adultos não refletem sobre o tema. Que tal trocarmos ideias, caro leitor? Desde agora, agradeço em nome dessa moçada.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. O Brasil todo, do que se infere do noticiário da imprensa, está num estágio avançado de violência incontida pelos aparelhos de segurança. Agressões, assaltos e assassinatos são tão corriqueiros, o que deixa a população num estado de tensão permanente.
    Esse quadro negro precisa mudar, rápido e urgente, antes que isso tudo resulte num pânico incontrolável e cada um, a seu modo, adote medidas vingativas.
    A aparente omissão dos governos é inquietante.
    A adoção de medidas para coibir esse quadro negativo tem que ser duro e inflexivel, no gênero da "tolerância zero".
    Não é mais possivel continuar como está aqui em Belém ou o caos se implantará.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails