sábado, 5 de junho de 2010

Hoje é Dia do Meio Ambiente. Comemorar o quê?


Hoje é Dia do Meio Ambiente. Comemorar o quê? É o que pergunta o Sakamoto, uma das vozes exemplares da reflexão sobre o tema. Não deixe também de ler a última postagem do
 Coluna Zero; vai sentir vontade de cuidar mais ainda dos lugares abençoados, exibidos em  amostra de fotos convincentes.

Uma andorinha solitária -   Não consigo resolver os grandes problemas, mas penso que é possível diminuir  a intensidade da indiferença aos cuidados ambientais. Com o exemplo. Quando retorno à minha terra querida é impossível não visitar o Mangal das Garças, cenário natural abençoado em Belém, no Pará, mas nada é mais convincente da necessidade de cuidar do ambiente do que a advertência registrada acima. O filósofo Benedito Nunes tem toda a razão, concorda comigo?

Cada um de nós pode fazer o quê?  O primeiro passo em direção aos cuidados ambientais está no interior de casa. Crianças aprendem boas a acertadas atitudes com os pais e familiares. Na escola a conversa e as lições não podem ser contraditórias, caso contrário todas as campanhas, aulas e indicativos cuidados ambientais não passarão de discurso vazio, apenas tema curricular com direito aos trabalhos de pesquisa e nota de prova.

Ações substantivas -  Aproveitamento, combate ao desperdício, separação do lixo/ acondicionamento adequado, posicionamento atuante diante das agressões ao meio ambiente, entre tantas outras atitudes mostrarão se estamos  agindo exemplarmente. As crianças e jovens observam o que fazemos e seguem os nossos exemplos. Não esquecer.

Você costuma fazer o quê? - Eu sinto uma indignação crescente quando avisto pessoas jogando bituca de cigarro, papel de bala ou qualquer outro tipo de lixo na rua. Faço cara de brava e se puder ainda dou uma bronca, mas há problemas mais graves. Belo Monte, Aterro do Caximba e um número interminável. É preciso união, esforço conjunto, cobrança eficiente e fundamentação em fatos, em registros fotográficos, em depoimentos, em denúncia oficial.

Dê exemplos - Que tal indicar uma solução tomada pelos moradores ou autoridades para um problema ambiental? Inclua no seu comentário todas as referências para que possamos reconhecer e festejar os cuidados com o meio ambiente; se preferir, denuncie um descuido ambiental.

Quando vou aos parques da cidade fico atenta aos cuidados que os pais têm com as suas crianças; a lição de jogar o lixo dentro da lixeira deve ser executada com a maior naturalidade, caso contrário... Na foto acima você poderá avistar (clique em cima e ela ficará bem mais visível) crianças brincando no Parque Barigüi, sob os cuidados de uma jovem senhora. Oportunidade imperdível para ensinar com o exemplo.

Quantas famílias costumam reconhecer diante dos seus afins os benefícios da natureza? Quem sai de casa e aponta os prodígios do ambiente, do tipo daquela flor branca acima-  em meio ao emaranhado de cipós -  que fotografei dia desses no Parque Alemão? Quem planta algo no quintal de casa, no vaso, na floreira da janela e evidencia diante das crianças e jovens a prática espetacular de plantar, cuidar, colher e cuidar ilimitadamente? A nova geração aprende que o consumismo é a onda. Tudo está pronto no supermercado, dentro do pote descartável, do saco com legumes ou do escambau. Basta comprar.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Orquestra de Lixo Reciclável

    Tudo na vida é aproveitável ...
    Principalmente , o lixo reciclável !
    Com os detritos fiz uma festa ...
    E montei uma orquestra !

    De um cabo de vassoura ...
    A minha inteligente professora ...
    Fez uma linda flauta ...
    Para tocar olhando a pauta ...

    Do divino amor ...
    Com todo o esplendor !
    Com latas de tintas vazias ...
    Fiz várias baterias !

    Com as antigas canetas ...
    Fiz apitos xeretas !
    Com cacos de vidros e velhos telefones ...
    Fiz sensacionais xilofones !


    Fiz um animado chocalho ,
    Sem nenhum trabalho ...
    Apenas com pedras e latas ,
    Que imitam os sons das matas !

    Humildes destritos ...
    Podem virar apitos ...
    E outros instrumentos ,
    Que tocam sentimentos ...

    Basta ter criatividade ...
    Esta é a verdade .

    Luciana do Rocio Mallon .

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez seus versos, prezada Luciana, arregimentam a seleção apurada da capacidade interativa dos leitores que aportam aqui no Na Mira do Leitor. Muito grata.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails