segunda-feira, 24 de maio de 2010

Tacadas de mestre na redação

Conforme o prometido, sempre às segundas-feiras, este Na Mira do Leitor oferece orientações quanto à elaboração da redação voltada aos vestibulares, mas dois pontos devem ser registrados pelo leitor, caso tenha interesse no tema:

1- Você poderá avistar centenas de postagens com as minhas dicas e comentários sobre o tema de hoje; basta clicar no arquivo do meu antigo blog, mantido na Gazeta do Povo.

2- Identifique-se - caso seja vestibulando, professor de redação ou apenas mais um interessado em aprimorar as suas condições de leitura e expressão das ideias. É imprescindível saber qual é o público que prestigia a orientação aqui presente.

Pontos básicos - Além do conhecimento, emprego e articulação dos recursos textuais (condições de legibilidade, vocabulário, pontuação, recursos coesivos, etc.) observe aos seguintes pontos:


> Qual o objetivo do texto que você pretende escrever - Atente às exigências da proposta para satisfazer aos diversos pontos nela contidos. Exemplos: número limite de linhas, elaboração de um título, aproveitamento dos excertos da coletânea, tipo de linguagem, entre outros requisitos.


> Qual a estrutrura do texto a ser adotada -  A de Resumo? Não desconsidere a objetividade e a menção à fonte, entre outros itens imprescindíveis. Dissertação? Demonstre domínio do tema e exponha as suas ideias com clareza e objetividade, além de articular com lógica as táticas de argumentação necessárias a este tipo de texto.

Vestibular tradicional ou ENEM? Tenho orientado aos meus alunos, independente do tipo de vestibular pretendido, a manutenção do treino constante das diversas tipologias. Sabe o  motivo? Ficar bem afiado na redação de resumos, textos argumentativos, dissertações, análise de charges, redação de cartas, entre outras formas de texto. O treino constante da elaboração de textos manuscritos deixa qualquer candidato seguro aos desafios institucionais encontrados na hora da prova de Compreensão e Produção de Textos, mas também aos que aparecem com o ENEM.


Tacadas de mestre - Aos que objetivam concorrer à seleção das instituições que aderiram inteiramente ao ENEM (a UTFPR é um exemplo) é preciso intensificar a regularidade na elaboração de textos centrados na argumentação e no atendimento das propostas dissertativas.

Fazer duas ou três redações por semana ajuda a ir bem no vestibular, diz diretora da Fuvest (UOL Vestibular) mas, independente dos seus pressupostos objetivos de inscrição, uma redação diária é garantia da segurança  na hora da redação. Foi o que tentou fazer o universitário Rafael(em destaque) no ano passado, quando acompanhava  on-line as minhas orientações.  Quer treinar a escrita? Participe do desafio interativo abaixo :

Proposta 1 - Quais as suas maiores dificuldades para elaborar uma redação, independente do formato exigido?

Proposta 2 - Você conhece os elementos que caracterizam um texto centrado na Narração, Descrição ou Dissertação? Pode indicar, por exemplo, um modelo de redação que privilegie os elementos narrativos? Compreender as características desse trio de matrizes da redação é fundamental para bem escrever.

Observação - As postagens orientativas seguirão de acordo com as necessidades dos que aparecem na página, uma vez que minhas dicas gerais de redação estão disponíveis no primeiro link indicado acima.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. A minha dificuldade às vezes no vestibular é encontrar os melhores e mais fortes argumentos de uma maneira rápida, pela falta de tempo que às vezes sobra. A crônica permite elementos narrativos.
    Abraços!
    Marcella:)

    ResponderExcluir
  2. Domínio do assunto e estratégias para encaminhar os seus argumentos ajudarão Marcellitta, mas o exercício regular com essa dupla deixam o vestibulando mais seguro e preparado; aliás, praticar a escrita com maior regularidade é a maior alavanca de sucesso. Na próxima segunda trarei algumas dicas sobre a composição dos textos argumentativos.

    Legal avistar uma vestibulanda aqui; abração.

    ResponderExcluir
  3. Argumentos se fundamentam no conhecimento sobre o tema em questão.Quanto mais se aprende sobre determinado assunto, mais fácil fica escrever sobre todos os seus aspectos.O remédio, Marcella, é procurar estar sempre bem informado e felizes os que sentem prazer com essa atividade.Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails