segunda-feira, 31 de maio de 2010

Receita testada para fazer ótimas redações

Vá por mim - O suporte da escrita objetiva, concatenada e satisfatória está na reunião dos quatro pilares a seguir: experiência regular de leitura diversificada, na compreensão dos objetivos da proposta, das intenções do texto elaborado e da articulação dos recursos textuais. O estudante mal orientado apenas tentará fazer uma cópia capenga dos modelos solicitados – e até conseguirá a condescendência na leitura do corretor (alçado à condição de super leitor!), mas se compreender a estrutura do texto e o seu alcance objetivo junto ao interlocutor conseguirá escrever satisfatoriamente textos coesos, não apenas para fins ligados ao vestibular, mas também para as diversas situações comunicativas presididas pela escrita.

Dicas:
> Manter-se bem informado sobre a diversidade dos temas.
> Atender integralmente à proposta.
> Atentar à estrutura e ao formato (conteúdo e forma) do texto.
> Articular os recursos textuais para qualificar a redação.

Evitar:
> Divagar.
> Utilizar expressões clichês e mesmices.
> Negligenciar as boas condições de leitura do texto pelo corretor, em decorrência da aparência descuidada da redação.


A dúvida do estudante - Na semana passada a vestibulanda Marcela, lá de Bauru (SP), deixou registrada na caixa de comentários a sua dificuldade para articular argumentos e distribuir racionalmente o tempo destinado à elaboração da redação.

Pois bem, prezada estudante, quem escreve textos de opinião precisa dominar o tema da redação e articular argumentos em direção ao ponto de vista ou tese sobre determinado tema(motivos, justificativas, provas), além de saber encaminhá-los habilidosamente através dos procedimentos  argumentativos, ou seja, exemplificações, enumerações de motivos, comparações, retrospectivas, dados numéricos, entre outros extremamente eficientes.


Quanto ao tempo destinado à composição do texto é importante treinar a redação com o relógio do lado. Quanto mais próximos os condicionantes da hora da prova, melhor para você. Escrever sob pressão do tempo, em ambiente diferente do seu quarto ou da sala de aula, estabelece contigências; é  preciso treinar, simular as situações o maior número de oportunidades.

A estudante que ilustra a postagem de hoje foi uma das minhas alunas de redação em 2009;  agora é uma universitária paranaense. Tenho ótimas lembranças da sua dedicação e esforço contínuo ao aprimoramento da escrita. Explico mais: embora cansada pela dupla jornada - de trabalhadora e estudante!  - a jovem não relaxava no treino da redações, enquanto outros colegas, apenas estudantes, deixavam atividades inconclusas.

As observações abaixo, prezado leitor, servem para a vida toda:

> Sem conteúdo não há redação e nem papo que se sustente.
> É preciso ler mais, conversar sobre os mais diversos assuntos; sem fundamentação ninguém dá bola para as explicações, sejam elas orais ou expressas na escrita.
> É imprescindível não deixar de aprender a reconhecer os itens necessários para elaborar redações argumentativas.

Pense mais - Ao tentar persuadir, convencer e influenciar a quem quer que seja é preciso pensar, vestibulando: qual é a prova que estou oferecendo para que ele acredite em mim? Se inexistir a prova é porque a sua conversa é furada e nem o seu melhor amigo apostaria nela. Vá procurar, o quanto antes, os informes nos jornais e revistas, na conversa real ou virtual com pessoas que costumam refletir sobre os mais variados assuntos.

Quer treinar a escrita? As inúmeras alternativas oferecidas pelo Banco de Redações do UOL estão à disposição do estudante dedicado. Se eu fosse você com certeza absoluta não hesitaria em fazer todas as propostas e não perderia a oportunidade de treinar a escrita, seja formal ou informalmente. Quem escreve bem é porque descobriu que as palavras obedecem, cumprem comandos bem conscientes. Quem pensa bem, age, estabelece sentidos e leva junto o excelente resultado da leitura e da escrita, companheiras inseparáveis.

Expressões inesquecíveis de hoje:  leitura constante, opinião, tese, argumentos, procedimentos argumentativos e treino constante da redação.

Alguma dúvida? Que tal deixá-la  indicada na caixa de comentários? Até a próxima!

8 comentários:

  1. Ouso colocar mais um detalhe inesquecível do texto, Profa:"Evitar"
    "Negligenciar as boas condições de leitura do texto pelo corretor, em decorrência da aparência descuidada da redação."

    ResponderExcluir
  2. Quem corrige centenas, milhares de redações sabe o quanto é difícil "decifrar" determinadas palavras,frases ou parágrafos de uma redação manuscrita, Junior. Grata pela atenta leitura.

    ResponderExcluir
  3. E mais: oferecer boas condições de leitura ao corretor é uma obrigação do vestibulando. Junior: as crianças costumam - até a 4ª série do ensino fundamental - manter excelentes as condições de leitura das suas anotações pelo professor, mas com o ingresso à 5ª série surge uma fase de descontrole e falta de orientação, exceto do(a)colega professor(a)de Português ou de outro mestre cuidadoso. Crianças e jovens estudantes seguem assim, em desordem das ideias e da aparência dos seus textos, até às vésperas do vestibular, quando entra o colega de Redação e diz que "o bicho vai pegar" se a aparência do texto não melhorar.

    Esta conversa, prezado leitor, será tema de uma futura e oportuna postagem.

    ResponderExcluir
  4. Que legal!Vou começar a colocar o relógio do lado.Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Boa estratégia; ótimos resultados certamente virão, Marcela!

    ResponderExcluir
  6. Até pelo fato, Marcela, de que as provas de vestibular têm sido extensas nos enunciados das questões, fazendo com que seja demorado resolver até as mais simples, ou seja, toda a prova acaba sendo trabalhosa e o tempo, que parece ser grande, acaba ficando apertado no final da atividade.Nesse contexto, quem tem certa facilidade em redação acaba deixando para redigí-la no final e tem que correr contra o relógio, por vezes minimizando os resultados. A atitude certa é se preparar para o ritmo de "pit stop" e, se sobrar tempo, aproveitar para voltar às questões que deixaram dúvidas e corrigir alguma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post. Suas dicas são ótimas.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Heloísa; em breve elas estarão com o formato de um livro. Grata pela visita; abraço friorento...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails