A maioria dos meus vestibulandos sumiu novamente; eles estão ligados na
1ª fase do vestibular da
UFPR. É a prova de
Conhecimentos Gerais que lhes sacudirá o arquivo de informações sobre os conteúdos gerais repassados pela escola. Na
2ª fase eles terão a prova de
Compreensão e Produção de Textos e as ditas
Especificas para determinados cursos.
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Ler satisfatoriamente é atribuir sentido; nem todos sabem ler, infelizmente.- arq. pessoal |
Importância óbvia - Não sei você concorda, mas se eu pudesse alterar com toda a certeza faria a inversão na ordem das provas. Colocaria a de
Compreensão e Produção de Textos e as
Específicas na 1ª fase. O motivo é óbvio. A maioria dos universitários não sabe ler com autonomia e escrever concatenadamente em língua portuguesa; as
Específicas ajudariam no reconhecimento das habilidades necessárias às carreiras oferecidas pela universidade. Depoimentos dos professores das diversas graduações confirmarão a minha preocupada observação. Reprovações e evasões justificam, caro leitor. Uma pesquisa confirmaria o que insisto em observar anualmente.
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O grande desafio de escrever concatenadamente em Português estabelece o mérito à entrada da universidade- arq. pessoal |
Não sabem - Ler não é apenas passar os olhos sob um texto; é muito, muito mais. É preciso atribuir sentido ao que se lê, o que infelizmente não é o que vejo na prática. Alunos dos cursos que demandam grande volume de leitura confirmam a grande dificuldade que enfrentam para elaborar as resenhas, a monografia, a dissertação ou a tese em etapas posteriores; os professores na universidade conhecem a situação muito bem, mas não interferem criticamente na triagem feita à entrada. O pacto de silêncio obsequioso fica inalterável entre os graus de ensino. A qualidade perde bem feio em relação à quantidade de estudantes inábeis aos desafios acadêmicos.
Demanda permanente - Terei sempre muitos alunos de redação, tanto vestibulandos, quanto universitários para atender nos meus
Encontros Marcados com a Redação. É o meu trabalho, mas poderia ser diferente se eles aparecessem apenas para o aprimoramento da leitura e da escrita. É uma constatação muito preocupante, concorda comigo, leitor?
Até a próxima