Divido em três fatias a postagem desta quinta-feira: a soberania do leitor, o aprendizado do blogueiro e o espetacular poder das mídias sociais.
A soberania do leitor - Ao abrir um livro, uma revista, um jornal ou uma página na internet o leitor satisfaz o objetivo de quem escreve para ser lido, examinado, criticado e/ou aplaudido. A soberania do leitor é incontestável; o texto pode ser primoroso, bem estruturado e repleto de atrativos, mas se o leitor não interagir com ele de nada adiantaram os apelos temáticos ou visuais ali contidos. Interação é conquista e o leitor é soberano. Não duvidemos.
O aprendizado do blogueiro - Os meus primeiros passinhos de blogueira foram dados em 2005, no Parceiras Infalíveis: a Leitura e a Escrita, abrigado no UOL; nessa época eu mal sabia digitar, mas gosto da condição de aprendiz - aos poucos, fui pegando jeito. Depois, em agosto de 2007, a convite da Gazeta do Povo Online criei o projeto do Na Mira do Leitor, cuja permanência foi limitada pelo portal em março deste ano. Um blog parceiro é assim; fica no portal se os administradores desejarem. Escrevi muito nesses dois espaços e interagi como nunca imaginara. Um aprendizado estimulante. Os dois exemplos aqui são provas incontestes da vitória da leitura e da escrita, mas continuo aprendendo. Todos os dias são assim.
Hoje as lições chegam ao leitor e ao blogueiro com a contribuição objetiva do Alessandro Martins, em 5 coisas que os blogueiros ensinam aos jornalistas e 5 coisas que jornalistas ensinam a blogueiros. Incontestáveis! Examinar e compartilhar.
O poder das mídias sociais - Na grande vitrine oferecida pela web há lugar para todos. O domínio da técnica da escrita associado ao rol das ferramentas de edição realizam prodígios, quando bem concertados. Não é sem razão que os presidenciáveis ao trono em Brasília estão a todo vapor presentes na blogosfera, nas páginas dos jornais e das revistas. A exemplar vitória de Barack Obama na corrida presidencial - apoiada vigorosamente pelo favores da web -deixou marcas. Conferir criticamente, afinal, o leitor, tanto quanto na condição de eleitor, é soberano.
Quer treinar a escrita? Que tal?
> Deixe um comentário aqui ou no blog que abriga os links acima.
> Indique itens que prendem a sua atenção quando lê postagens, reportagens ou passagens em livros.
Até a próxima!
E partiu o Oil Man
-
Ontem, bem no dia do aniversário de 332 anos de Curitiba, a cidade perdeu
um personagem bastante conhecido, que por muitos anos era visto pelas ruas ...
Há 5 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário