Não há como negar a associação do Plátano como a árvore simbólica do Outono- Rua Júlia Wanderley esquina com a Marcelino Champagnat, Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013 |
As marcas do finalzinho do Outono estão nas árvores e especialmente no chão, meu caro leitor. Aqui nos arredores de casa e pelos diversos bairros da cidade que percorro em passeios ou motivados pelas circunstâncias rotineiras, as folhas secas colorem as calçadas e os gramados. Nos destaques visuais que fiz com a ajuda do meu celular você vê as folhas de plátano, uma árvore bem simbólica da estação que ora se despede de nós.
As sugestivas folhas com cinco pontas parecem mãos a acenar aos que passam - Mercês, Curitiba, arquivo pessoal 2013 |
Nesses mais recentes dias, meu caro leitor, fico encantada ao avistar as folhas com matizes diferentes espalhadas pelo chão. Com a ventania e o passar da temporada das folhas verdes nos Plátanos? Eu as encontro em tons de amarelo e até avermelhados. Caso more na regiões Sul e Sudeste imagino que o seu panorama exibe essa belezura - ou será que ainda não reparou?
Recolhi algumas folhas de plátano que o vento trouxe para compartilhar com você e enviá-las para Belém; elas serão modelos de uma pintura em tela- arq. pessoal |
Ontem, por exemplo, recolhi algumas folhas para enviar a uma das minhas irmãs, residente na amazônica Belém e que não conhece a espécie, mas enquanto recolhia a preciosa amostra encontrei o olhar do Claudiney, o atual varredor na minha região. Dele ouvi o bem-humorado comentário: " Ei, professora, resolveu me ajudar, hoje?" - o jeito foi sorrir diante da observação do dedicado funcionário, porque o Outono e as folhas secas costumam demandar uma coleta exaustiva pelos que ajudam a deixar as ruas de Curitiba mais limpas.
Até a próxima!
Sempre muito atento o seu olhar, muito sensível sua percepção de forma e espaço, colorindo as suas publicações que sempre são muito inspiradoras e delicadas. Servem de alento e trazem tranquilidade depois de circular pela internet vendo tanta coisa triste e ruim.
ResponderExcluirObrigada, prezado Marcelo; a sua visita e observações são estímulos às postagens.
Excluir