Como ficar indiferente ao efeito delicado oferecido pelos lambrequins às construções antigas em Curitiba? Foto by Claudia G. Bastos |
Sempre gostei muito do adorno de madeira presente nas casas mais antigas de Curitiba. Hoje? Nas construções recentes, as peças são substituídas pelas calhas, mas o lambrequim, denominação atribuída ao elemento decorativo com formato de renda próximo ao telhado frontal e lateral, cuja função é escoar a água da chuva e, consequentemente, embelezar a fachada da construção, guarda inegável valor histórico. No destaque, graças à gentileza da Claudia G. Bastos, o leitor dispõe de singela amostra encontrada no bairro Vista Alegre.
Que faz lambrequins? - Será que a feitura dos lambrequins ainda é uma atividade artesanal na capital paranaense? Caso algum leitor residente na cidade conheça um profissional de carpintaria dedicado ao belo trabalho, por favor, ofereça-me a dica. Gostaria de acompanhar o processo que dá à madeira esculpida em rendas a função exercida pela peça decorativa.
Gostou do tema, leitor? Pois veja o material apaixonante que consegui reunir:
- O texto da Luciana do Rocio Malon oferece à peça rendada delicadas explicações.
- Os pingentes decorativos ganham ressalte em Lambrequins curitibanos postagem assinada pelo Marcos Nogueira.
- A postagem Lambrequim - a renda dos beirais em Curitiba, assinada pelo Takeuchi.
Não tenha qualquer dúvida, meu caro leitor, no dia em que eu encontrar uma carpintaria que ofereça a peça, você será notificado, também.
Até a próxima!
Olá, sabe de alguem que os faz? Rodrigo
ResponderExcluirSoube que a Marcenaria S. Judas Tadeu, ali no curitibano bairro de Santa Felicidade oferece o produto ao público, Rodrigo. Já fiz uma consulta ao site da empresa e fiquei feliz ao descobrir a informação.
Excluir