Entre o pão feito com farinha de trigo, a tapioquinha, preparada com o amido da mandioca, é a preferência nortista- Delícia de café bem acompanhado- arq. pessoal |
![]() |
Reprodução, via Mundo dos Sabores |
- Na Amazônia brasileira a farinha de mandioca é um ingrediente indispensável! Foi o que eu disse depois da observação que a minha filha fez. Na véspera, ela trocava conversa com amigos norte-americanos sobre o alimento básico sempre presente na mesa dos brasileiros. - Mas acredito que o feijão une as preferências nas cinco regiões, continuei, o que de imediato ela contestou. Queria um ingrediente que estivesse no prato em todos os momentos, tal como o bacon para os norte-americanos.
SOS, leitor! - Será que você pode contribuir comigo? Caso seja de uma região diferente da minha, identifica o ingrediente da alimentação que aproxima as pessoas? Nossas regiões têm variedades nem sempre conhecidas, inclusive, pelos brasileiros. Assim, eu poderia reunir alguns dados curiosos acerca das nossas preferências. Que tal; topa contribuir com o conteúdo de uma postagem futura? Farei a pergunta, ali na minha página tuiteira, também.
Na região Norte, área da minha nascença, a mandioca comestível, lá denominada de macaxeira, é onipresente desde a primeira refeição. As tapioquinhas, o café salteado com farinha de tapioca, o beiju, o peixe empanado na farinha ou dela acompanhado, o açaí que sem as nossas farinhas parece não ser o mesmo, o mingau ou o sorvete de tapioca, entre outros alimentos exibem o reinado unânime da mandioca e seus derivados.
Até a variedade, não comestível, tem as folhas bem aproveitadas. Depois de fervidas por vários dias, ela é a matéria básica ao preparo da deliciosa maniçoba, outro prato regional paraense de sabor incomparável. - O Brasil dispõe de tantos sabores que mal permite eleger um ingrediente como a preferência nacional, foi o que arrematei na conversa mantida, ainda ontem à noite com a minha filha e os tios de Belém, ora transitando em Curitiba.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário