A farta temporada de amoras já é uma promessa nos parques - Curitiba, Parque Tanguá, arq. pessoal |
Quando saio de casa invariavelmente mantenho a observação apurada. Meus olhos são como dois faróis e fazem o mapeamento de tudo. Você também é assim, leitor?
Arvores frutíferas - No rol de itens observados geralmente atento ao paisagismo urbano, seja ele programado ou acidental. Gosto de observar as árvores frutíferas existentes no correr das calçadas, das praças ou parques.
![]() |
Encontrar um abacateiro em calçada curitibana não é incomum- arq. pessoal |
Na capital paraense, por exemplo, a presença das centenárias mangueiras é uma força histórica ao paisagismo urbano. Belém deveria ser permanentemente a Cidade das Mangueiras; quem já visitou o município sabe da importância que as árvores têm aos que caminham sob as suas copas gigantes. Além da sombra, amenizam a temperatura e nos oferecem a fartura das mangas, o que forma um trio de bons motivos para que a administração atual continue a prática dos antigos cuidadores de Belém. Na última vez que estive na cidade encontrei pés de açaizeiros ao longo de algumas ruas, mas ainda não é o suficiente. A arborização urbana bem planejada empresta à cidade um componente visual encantador. Pena que nem sempre os administradores atentem ao fato.
A presença das frondosas mangueiras empresta à Av. Presidente Vargas a peculiaridade inesquecível - Belém, PA- arq. pessoal |
O arvoredo abundante em Curitiba faz bem a todos- Mercês, arq. pessoal |
Leia mais - Quer detalhes técnicos sobre o tema paisagismo urbano? Veja o que bem advertem o Jardineiro Net e o Curitibando.
Anel Viário! - O preocupante no paisagismo urbano é quando, depois do plantio e crescimento das espécies, as árvores são sacrificadas em decorrência de planos políticos (Bem Paraná). Derrubar ou podar as árvores na Rua Teffé, por exemplo, parece ainda uma atitude sem o devido ajuizamento e transparece um oportunismo sem disfarce. Todos perdem, embora os gestores jurem que fazem um bem às cidades. Algo parecido aí no seu município aconteceu, leitor?
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário