Reúno aqui aspectos, informações e imagens que considero interessantes.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
As meninas de Constancia Nery
As meninas do meu tempo gostavam muito de brincar, tal como mostra o quadro Vou te contar um segredo, de Constancia Nery, admirável pintora brasileira afeita ao estilo naif.
Será que as meninas de hoje ainda brincam? Mães mais jovens e blogueiras poderiam responder o meu questionamento em postagem exemplar. Fica aqui um SOS blogueiro e sugestão de tema convergente.
Pequena história - Eu gostava muito de brincar de roda, de pira cola, de vendedora de frutas e verduras e, também, de professora. A última brincadeira da minha lista deu certo na vida adulta; dentre as várias opções, saiu ganhando a de professora, mas talvez se eu tivesse pensado melhor, até que poderia ser vendedora de frutas, por exemplo. Eu venderia...tamarindos, bacuris, cupuaçus, jambos, graviola, mangas, ingás, pitombas, carambolas e quem sabe..., animada pela freguesia, até montasse uma casa de sucos, geleias e compotas, ali do ladinho. Quem sabe um dia, quando voltar para morar seis meses em Belém e seis meses em Curitiba? Resolveria assim as questões da saudade, da mesmice e das diferenças climáticas.
As meninas de ontem e de hoje - Nós, meninas, tínhamos os vestidos bem elaborados e nossos calçados eram acompanhados de meia soquete; eles não impediam que brincássemos muito. O brincar diário, quase sempre no final da tarde e na frente das nossas casas, afastava certamente a precocidade adolescente, hoje uma característica peculiar dos tempos modernos.
Gosta dos quadros de Constancia Neri, leitor? Tem algo a comentar sobre as meninas de ontem e de hoje? Aguardarei; sinto a falta de conversa regida pelas vivências da gerações atentas ao redor da vida.
Paraense, professora, mãe de universitária, moro em Curitiba desde 1992, mas jamais esqueço da Amazônia. Faço consultoria em redação e oriento a escrita dos vestibulandos, universitários e interessados na melhoria das condições de leitura e escrita. Leio e escrevo com prazer. Gosto de blogs e da interação que advém com os comentários. Estou sempre com a câmera fotográfica na bolsa e, se considerar oportuno, faço registros e compartilho com os leitores. Ah...não suporto injustiças, fofocas e mesquinharias.
E partiu o Oil Man
-
Ontem, bem no dia do aniversário de 332 anos de Curitiba, a cidade perdeu
um personagem bastante conhecido, que por muitos anos era visto pelas ruas ...
Sabão com azeite de dendê
-
Tinha sobrando em casa algumas garrafinhas de azeite de dendê que, por dó
de usar, acabei deixando vencer. Já não estavam com um bom perfume que
cos...
OS GOONIES
-
Quem, quando criança, não sonhou encontrar um mapa e sair em busca de um
tesouro? E se tivesse pirata na jogada, melhor ainda. É isso o que acontece
com ...
eu brico
ResponderExcluir