Quando morre um escritor do quilate de Saramago a comoção é grande, sobretudo, entre os seus ávidos leitores. Compartilho do sentimento de iminente saudade do escritor. Em comentário enviado ao jornal FSP sugeri aos demais leitores uma atitude de extremado amor à leitura: a doação de títulos da autoria de Saramago às bibliotecas públicas. Nada mais amoroso e solidário do que repartir com os demais um pouco do muito do prazer que o escritor português nos ofereceu com a sua obra em palavras.
Um grande escritor é imortal - Muito ainda se escreverá sobre Saramago. Eu mantenho o sentimento de respeito ao rol de reflexões compartilhadas em palavras impressas e uma certeza absoluta de que ele apenas descansou; a sua obra permitirá que o escritor viva aqui, ali, hoje e amanhã, enquanto um leitor folhear os seus livros e se encantar com o vigor dessa escrita absolutamente poderosa.
Foi do Washington Araújo, no Observatório da Imprensa, o texto que mais gostei de tudo que li hoje sobre Saramago. Compartilho com você O homem que dizia não.
Atenção redobrada, prezado leitor:
1- A imagem acima foi captada da internet.
2- Um dos blogs do jornal O Estado de S. Paulo fez uma proposta bem interessante: a reunião de trechos favoritos, selecionados pelos leitores. Aqui, ainda em construção; participe.
Até a próxima!
E partiu o Oil Man
-
Ontem, bem no dia do aniversário de 332 anos de Curitiba, a cidade perdeu
um personagem bastante conhecido, que por muitos anos era visto pelas ruas ...
Há uma semana
Excelente texto do Washington, evidencia grandes características de um ícone como poucos, mostra que o gênio transcende qualquer posicionamento ideológico ou religioso. Mas acho que, apesar da bela analogia poética, os semeadores de ideias serão sempre intransitivos para o ponto final, são melhor acompanhados pelas reticências.
ResponderExcluirSim, Adhemar; os sinais de pontuação estabelecerão as naturais costuras entre o que Saramago escreveu e o que seus leitores depreeendem. Gosto muito também das reticências. Bingo, prezado leitor!
ResponderExcluir