Finalmente. Agora há disponibilidade do BLOGGER para editar o texto de hoje. Vamos, portanto, ao que interessa: a escolha dos procedimentos argumentativos - atitude decisiva na composição de um texto de opinião bem organizado - , porque eles funcionam como veículos eficientes para conduzir ideias e argumentos.
Com a ajuda do Twitter - Hoje, enquanto escrevia mais um tweet, li a mensagem inquisitória abaixo. O autor? O Senador Cristovam, professor e político que parece destoar inteiramente dos seus colegas congressistas, quando o assunto faz emergir a temática da educação pública nacional.
"Qto % dos alunos na EduBase, V.acha que desejariam ser professores? Desses,qtos são os melhores alunos?"
Fuja do transporte inseguro - Pois bem, para responder às questões acima sem esbarrar em achismo será preciso contar com uma pesquisa bem séria, mas para quem acompanha a crise dos talentos em direção ao magistério, raramente estampada em investigativas reportagens sobre o tema - ou ainda faz jus à condição de observador atento da vida - será possível conduzir justificativas convincentes sobre o que se deseja argumentar.
Escolha o melhor e mais conveniente transporte – Uma idéia sobre uma questão determinada sempre acampa uma estratégia de expressão, de persuasão. É preciso bem escolher o tipo de veículo mais ajustado para logo chegar ao destino; vez por outra o camarada precisa embarcar em dois transportes para chegar ao ponto final. É imprescindível, portanto, manter a objetivadade e a mira no que se pretende alcançar. Pense bem e escolha abaixo o modo como poderá levar o seu argumento ao leitor/corretor da sua redação.
> Com exemplificações – Busque apoio em relatos e experiências próximas. Nada como uma boa história para ilustrar a reflexão.
> Com lista de motivos, razões – Enumerar justificativas faz o leitor acompanhar vivamente a lógica do seu raciocínio.
> Com dados numéricos – Números, ordenações, percentuais, ordens a anúncios de grandezas e intensidades (maior/menor/mais/menos) arregimentam autoridade à justificativa esboçada na redação.
> Com citações e/ou depoimentos – Trechos como o que você avista em destaque acima, em itálico, reforçam a clareza reflexiva que fornece o engate na argumentação.
> Com retrospectiva histórica, entre outros, sempre bem explicadinhos, lá na série de 15 aulas que formata os meus Encontros Marcados com a Redação e, brevemente, disponíveis em livro.
TREINE A ESCRITA – Abaixo você dispõe de duas alternativas para refletir e argumentar valendo-se das eficientes táticas de argumentação, anteriormente indicadas. Avante.
Proposta 1 - Que tal encontrar convincentes respostas à dupla de perguntas feitas acima pelo senador Buarque? Não ultrapasse o limite de 15 linhas.
Proposta 2- Você já pensou em ser professor, especialmente da educação pública? Escolha uma das alterativas e argumente; limite-se a 18 linhas.
( ) Nunca
( ) Vagamente
( ) Sempre
( ) Nem doido
( ) Outra resposta
Um lembrete muito importante: o corretor da redação nos concursos públicos, não ajuizará sobre a sua tese, mas sim acompanhará a articulação concatenada (objetivos da proposta, estrutura do texto e uso dos recursos textuais) que você realizou na exposição reflexiva,sob a forma escrita.
Ficou curioso quanto à dupla de fotos acima? A primeira fiz ontem, no aprazível Bosque Portugal, localizado no Jardim Social, residencial bairro curitibano, enquanto a segunda em uma dessa tardes ensolaradas, em caminhada pela Av. Padre Anchieta, no Bigorrilho, outro bairro perfeito para viver bem na capital paranaense.
Até a próxima!
E partiu o Oil Man
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Ontem, bem no dia do aniversário de 332 anos de Curitiba, a cidade perdeu
um personagem bastante conhecido, que por muitos anos era visto pelas ruas ...
Há uma semana
Apesar da relevância extrema do trabalho dos professores do ensino fundamental (onde fundamental deve ser interpretado de maneira plena)e médio (o passaporte para a maturidade e o acesso), me imagino apenas exercendo alguma atividade docente em universidades públicas. Apesar disso penso que deva ser muito estimulante e enriquecedor o convívio com alunos mais jovens, pena que, nessa fase, o fator remuneração não ofereça o mesmo estímulo.
ResponderExcluirO pensamento comum coincide com o seu, Adhemar; ninguém deixa de reconhecer o fundamental trabalho exercido pelo professor dos ciclos básicos, mas poucos agem em direção ao rol de providências extremamente urgentes, tais como, entre outras, o salário digno. É preciso ser ético para reconhecer injustiças.
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