Encontro marcado com você - O leitor já foi avisado, mas vale a lembrança: a partir desta segunda-feira - o dia escolhido durante a semana - o blog trará orientações de escrita. O interlocutor específico será o leitor, circunstancialmente vestibulando, porém as dicas servem para todos, porque escrever bem é um diferencial poderoso em qualquer situação. Atendo, lá no meu curso de redação, pequenos grupos de vestibulandos, candidatos aos diversos concursos públicos, universitários em processo da redação das monografias e dissertações, além de colegas professores que trocam ideias ligadas à correção de textos. Escrever bem é marca diferenciadora. Não duvide.
O pacotinho básico - Para melhor acompanhar a postagem de segunda-feira será conveniente contar com um caderno, pasta ou fichário para acomodar as orientações indicadas aqui e impressas, além de lápis, caneta, cola para papel, borracha e um marcador de texto colorido. Não deixe de lado o dicionário da língua portuguesa e corretor ortográfico. A organização e método para bem ler e escrever são coadjuvantes do sucesso. Vá por mim.
A prova da vitória - Na foto a seguir você avista dois dos meus ex-alunos, ambos hoje universitários na UTFPR e UTFPR; eles passaram com bravura pelos 15 Encontros Marcados com a Redação que ofereço aos vestibulandos. Farei aqui uma extensão da série de aulas.
O cardápio oferecido - Para obter e consolidar resultados lembrarei de alguns aspectos primordiais na elaboração das redações. Veja se quer encarar:
> A diversidade dos textos e a matriz descritiva, narrativa e dissertativa
> A organização do texto e seus elementos de encadeamento e articulação
> As partes do texto
> As diversas tipologias
> As dificuldades mais comuns na redação
> Exercícios
Âncoras imprescindíveis: Você encontrará aqui as referências habituais aos títulos de livros, revistas, reportagens, charges, tirinhas, fotografias, filmes, receitas e menções ao abundante material existente na internet. Examine tudo e leia cada vez mais.
A troca exigida - A caixa de comentários de um blog, assim como a coluna de leitores de um jornal ou revista, é o coração pulsante desse espaço pressupostamente interativo. Para levar adiante a programação acima a sua participação é imprescindível. Apareça. Indique suas dúvidas. Sugira. Reconsidere. Aponte, inclusive, os meus cochilos de edição (uma letra trocada, uma palavra mal entendida), porque cometer equívocos involuntários ou decorrentes da pressa na digitação ou mesmo pela ignorância é um fato circunstancial. Agradeço a advertência do leitor atento. acredite. Comente; não hesite em expressar as suas observações. É dando que se recebe, não é mesmo?
O teste - Já mantive idêntica proposta em outros espaços, hoje desativados, mas quem trabalha com educação sempre está bem disposto a recomeçar, a oferecer um voto de confiança ao interessados e a compartilhar com os demais o que já domina. Uma mistura bem temperada de altruísmo , perseverança e domínio de conteúdo. Gosto dessa imagem, mas aprecio também de reciprocidade, interação. Cobro e espero resultados.
Ei! Quero saber se você está disposto a aproveitar a oferta deste blog - Demonstre o seu interesse interagindo desde hoje. Apareça . Mostre que acredita no propósito. Recomende a página. Adicione um link no seu blog, do jeito como a Nidiane, a Rita Vaz e outros leitores já fizeram. Quem escreve quer ser lido, apreciado, aplaudido ou criticado; o resto é conversa fiada.
Até a próxima!
E partiu o Oil Man
-
Ontem, bem no dia do aniversário de 332 anos de Curitiba, a cidade perdeu
um personagem bastante conhecido, que por muitos anos era visto pelas ruas ...
Há 5 dias
Oi Professora Doralice!
ResponderExcluirMuito interessantes suas propostas de escrita, leitura, dicas e outros, ótima fonte de conhecimento! Embora o tempo seja escasso, estarei sempre por aqui. Quer dizer que às segundas, teremos como tema a escrita? Adorei!
Um abração.
Ah! e obrigada pelas considerações..
Sim, Nidiane; seus alunos do ensino médio são também convidados a interagir. Poderão estabelecer uma ponte interessante entre Curitiba e Vilhena, ai em Rondônia. Receba o meu abraço e desejo de muita saúde para enfrentar o rol de afazeres de professora, mãe e blogueira.
ResponderExcluirEu vou estar sempre por aqui Doralice e ja divulguei seu trabalho pelo twitter, quando era hospedado no site da RPC. Farei mais vezes.
ResponderExcluirSobre meu blog, obrigado pela visita e vou atualiza-lo mais vezes. Não sei se com o tempo se torna mais natural, mas escrever é uma tarefa que exige muita dedicação e tempo da minha parte, mesmo quando é uma simples postagem num blog.
Até mais
Gosto da ideia da passagem constante de estudantes pelo blog; apareça mais vezes, Giovane. Obrigada pela divulgação ao Na Mira.
ResponderExcluirAdorei este espaço, postei link em meu blog: http://marialeitesimplesassim.blogspot.com e quero que saiba que voltarei sempre, sempre, sempre. Bjus
ResponderExcluirDivulguei tbm em meu facebook, tudo de bom querida
ResponderExcluirObrigada, Maria Leite; a articulação afinada tematicamente entre blogueiros sempre bem resulta.
ResponderExcluir